Além disso, receita é bem leve e saudável

Que tal aproveitar esta segunda-feira (20) para comer alguma coisa bem saudável, mas também bem saborosa? O pastel é uma iguaria que conquista o paladar de todo mundo, mas para não carregar a mão na gordura da fritura e na massa pesada, a nutricionista Kamilla Viana indica uma receita de pastelzinho assado com massa integral, recheado com ricota e espinafre, de preparo fácil e sabor muito marcante. “De cara você já elimina a fritura, o que é um ganho enorme para qualquer pessoa. Evitar frituras assim no início da semana garante um ‘descanso’ para quem exagerou no fim de semana”, revela. 

 

 

Pastel deve ser bem recheado / Foto: Nutrimais/Divulgação

 

A nutricionista afirma que a farinha de trigo integral possui muito mais nutrientes do que a farinha branca. “A farinha comum, branca, passa por um processo de refinamento que retira boa parte das suas vitaminas, de sua parte benéfica. A integral recupera tudo isso, faz bem para o intestino e para a digestão”, acrescenta a profissional. Além disso, a ricota é um queijo de baixa caloria e baixo índice de gordura, só que precisa ser bem temperada para garantir o sabor. “Minha dica é acrescentar uma colher de requeijão light ao recheio, se você fizer muita questão de um sabor a mais de queijo”, indica Kamilla. 

 

Recheio deve ficar bem 'compacto' / Foto: Nutrimais/Divulgação

 

Para a receita desta segunda-feira do MidiaMAIS, a nutricionista apresenta uma receita completa. Confira abaixo. 

Pastelzinho assado de ricota e espinafre

INGREDIENTES:

Massa
2 xícaras de farinha de trigo integral
1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de iogurte natural
1/2 xícara de margarina
Sal a gosto
Gema pra pincelar

Recheio
1/2 maço de espinafre cortado em tiras
2 dentes de alho
1/2 cebola em cubos
1 1/2 xícara de ricota amassada com um garfo
3 colheres de sopa de requeijão light
1 colher de sopa de azeite
sal e orégano a gosto

MODO DE PREPARO:
Refogue o alho e a cebola com o espinafre com um pouco de sal e reserve. Amasse a ricota e acrescente o requeijão e os temperos. Adicione o espinafre e misture bem. Para a massa, misture em uma vasilha o iogurte, a margarina e o sal. Vá adicionando a farinha de xícara em xícara, e mexendo a cada adição até formar uma massa homogênea. Abra a massa com um rolo e corte no formato desejado. Recheie, modele os pastéis e pincele com a gema. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180° por 20 minutos.