Confira mais uma receita do MidiaMAIS 

 

 

Massa caseira de pizza resulta em uma delícia crocante e nada complicadaA pizza é, seguramente, um dos pratos mais apreciados da culinária ocidental. Da Itália para os pratos de brasileiros, nós temos uma visão muito particular desse quitute, que evolui de uma massa de trigo para algo delicioso coberto com vários tipos de queijos, carnes e um molho de tomate que, quanto mais fresco, mais saboroso. 

Hoje é muito fácil encontrar a massa de pizza pronta, vendida no supermercado, de uma forma que basta você jogar o molho, os demais ingredientes do recheio por cima, o queijo, orégano e assar. Mas você já pensou em tirar um tempo para criar uma massa do zero, feita de forma totalmente fresca? O resultado garante que a massa da sua pizza terá crocância e muito mais sabor. 

 

Foto: Cozinha da Nonna/Divulgação

 

 

Pensando nessa dinâmica, o MidiaMAIS traz nesta segunda (15) uma receita de massa de pizza fresca. Para o recheio fica a seu critério, mas abuse do molho de tomate caseiro (bata 5 tomates maduros no liquidificador, com 1 cebola e 4 dentes de alho, e refogue a mistura numa panela quente até atingir uma cremosidade). Cubra com uma mussarela de boa qualidade, invista em algumas ervas frescas, e cancele o delivery de pizza. Bom apetite.

Massa para pizzas

INGREDIENTES 

– 6 xícaras (chá) de farinha de trigo (cerca de 740 g)
– 2 colheres (sopa) de fermento biológico seco (20 g)
– 2 colheres (chá) de açúcar
– 2 colheres (chá) de sal
– 2 1/2 xícaras (chá) de água morna
– 1/4 xícara (chá) de azeite
– Farinha de trigo para polvilhar a bancada
– Azeite para untar a tigela

Foto: Cozinha Experimental/Divulgação

 

MODO DE PREPARO

Numa tigela, misture o fermento e o açúcar. Regue com a água morna e, com uma colher, misture bem para dissolver. Deixe em temperatura ambiente até espumar – cerca de 5 minutos.
Enquanto isso, na tigela da batedeira, misture a farinha com o sal e abra um buraco no centro. 

Separe uma tigela ou outro recipiente grande e unte com 2 colheres (sopa) de azeite – ela tem que ter espaço suficiente para a massa crescer bastante. Assim que espumar, despeje a mistura de fermento no centro da tigela com farinha. Adicione ¼ de xícara (chá) de azeite e misture, com uma espátula, apenas para incorporar. 

Para sovar a massa: encaixe a tigela na batedeira com o gancho; comece a bater em velocidade baixa por 5 minutos; aumente a velocidade, aos poucos, para alta e deixe bater por mais 15 minutos até formar uma massa lisa – ela vai descolar da lateral da tigela e formar uma bola no gancho da batedeira.

Desgrude a massa da tigela da batedeira e transfira para o recipiente untado com azeite. Cubra com filme e deixe descansar por 1 hora, até crescer e dobrar de volume.

Quando faltar 30 minutos para completar o tempo de crescimento da massa, preaqueça o forno a 250 ºC. Se for utilizar uma assadeira de pedra sabão, coloque-a dentro do forno ainda frio para aquecer desde o início – caso contrário, ela pode rachar com o choque térmico.

Polvilhe uma bancada lisa com farinha de trigo; transfira a massa de pizza para a bancada e, com uma espátula (ou faca) divida em 4 porções. Utilize a seguir ou, se preferir, embale individualmente com filme e armazene na geladeira por 3 dias ou no congelador por até 1 mês.

Fonte: Cozinha Prática da Rita Lobo. 

Fale com o MAIS!

O que você gostaria de ler no MidiaMAIS? Envie um e-mail pra gente com a sua sugestão para [email protected].