Aspecto do lanche impressiona

Para quem não sabe, nem sempre as pessoas deixam de comer carne apenas por nojo do produto ou por não gostarem do sabor. Muita gente que se torna vegana o faz por uma questão ideológica, ligada ao combate de práticas desumanas na indústria dos açougues, e pelo respeito a todas as espécies de animais, não só aos domésticos. Muitas dessas pessoas inclusive gostavam do sabor da carne. Pensando nisso, a empresa norte-americana Impossible Foods (“Alimentos Impossíveis”) vem pesquisando desde 2014 e agora conseguiu criar um hambúrguer vegano que sangra e simula a carne com quase total perfeição. 

Segundo informações do portal Vista-se, a empresa, financiada pelo empresário Bill Gates, foi criada por um professor da Universidade de Stanford chamado Patrick Brown, e já está a venda em um famoso restaurante de Nova Iork. O chef e personalidade televisiva David Chang ficou espantado quando ouviu falar da invenção do professor Brown. Após alguns testes dentro da cozinha que deixaram Chang ainda mais impressionado, o hambúrguer da Impossible Foods virou parte do cardápio do restaurante Momofuku Nishi.

O curioso dessa história é que o chef David Chang está muito longe de ser vegetariano. Ele é conhecido por ser amante de produtos de origem animal e seu restaurante é especializado em pratos com carne. Apesar disso, Chang não tem a cabeça fechada e adorou a ideia de ter a textura, o sabor, o teor de ferro e tudo mais que um hambúrguer de carne pode oferecer de forma mais eficiente: sem abates e poupando o meio ambiente.

 

Lanche está a venda nos EUA / Foto: Vista-se/Divulgação

 

 

Hambúrguer 100% vegetal que 'sangra' será lançado por empresa financiada por Bill GatesTodos que experimentam o hambúrguer inventado por Brown afirmam que não se parece com algo vegano. É a mesma sensação de comer carne em todos os sentidos. O segredo está em uma molécula chamada hemo que o professor conseguiu isolar dos vegetais e colocar em grande quantidade no hambúrguer. “Hemo é basicamente 99% do segredo do sabor da carne. É a molécula que faz com que a carne tenha gosto de carne. É a razão pela qual a carne vermelha, que tem mais hemo, tenha um gosto mais acentuado de carne do que as carnes brancas.” – explicou o professor.

E é por isso que o hambúrguer da Impossible Foods sangra. Ele realmente tem um líquido muito parecido com sangue, feito a partir das mesmas moléculas que o sangue animal, mas com matéria-prima vegetal. Quem quiser experimentar a iguaria poderá fazer isso pagando apenas US$ 12,00 (cerca de R$ 39,00) e ainda inclui batatas fritas.

Embora a ideia de ingerir algo com gosto e textura de carne não agrade a todos os vegetarianos, a invenção de Brown pode significar uma verdadeira revolução para os animais em poucos anos. A tendência é que o hambúrguer da Impossible Foods seja mais barato e fácil de trabalhar do que o convencional, feito de vaca. Na verdade, ele já é um dos lanches mais baratos do restaurante Momofuku Nishi, que é muito conceituado nos Estados Unidos. A próxima cidade a ter o novo hambúrguer à venda será São Francisco, na Califórnia.