Confira a receita do MidiaMAIS

 

Comece sua segunda mais doce com um petit gatêau, sobremesa que enche os olhosEm um primeiro olhar, parece apenas um bolinho de formato “engraçado”, servido com uma generosa bola de sorvete de baunilha, calda de chocolate e uma folha de hortelã para dar uma “graça”. Ao partir aquele bolinho com um garfo, um caldo quente, saboroso, à base de um chocolate aveludado ao paladar, escorre em direção ao sorvete, derretendo parte dele, e explodindo de sabor entre o quente e o gelado, virando uma verdadeira sensação. 

A origem do bolinho quente não é muito precisa, mas existe a certeza de que ele foi trazido ao Brasil pelo chef de cozinha e estrela da do reality show MasterChef, Erick Jacquin. Aos poucos foi se popularizando, e desde 2004 vemos os gatêaus sendo servidos em vários restaurantes de Campo Grande. 

As receitas variam muito entre si mas todas têm na composição o chocolate meio amargo, farinha de trigo e ovos. Além disso, o tempo de cocção do petit gatêau precisa ser muito correto, pois ele precisa ficar assado por fora, formando uma casquinha que permita que ele seja desenformado sem perdas, com um formato perfeito, e totalmente líquido e mole por dentro, para que não vire um bolo de fato, e para que, quando você cortar um pedaço da borda com o garfo, ele “escorra” por todo o prato. 

 

Doce deve ser servido com sorvete de baunilha / Foto: Divulgação

 

 

Essa questão do cozimento do bolinho também passa pela temperatura do forno, que diverge conforme cada fogão. Mas o ideal é que seja assado em fogo baixo por no máximo 10 minutos, para conservar o interior cru como precisa ser. Muitas vezes, dependendo do forno, apenas 8 minutos bastam. Ele deve ser servido imediatamente após sair do forno, senão o interior mole seca e perde todo o sabor. Confira uma sugestão de receita abaixo. 

Petit Gatêau

INGREDIENTES

– 200 g de chocolate meio amargo
– 2 colheres de manteiga sem sal
– 1/4 xícara (chá) de açúcar
– 2 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
– 2 ovos inteiros (tire a pele da gema)
– 2 gemas

MODO DE PREPARO

Derreta a manteiga e o chocolate em banho-maria. Bata os ovos e as gemas com açúcar na batedeira, até ficar bem claro. Junte o chocolate derretido e a farinha de trigo, misturando com uma espátula. Depois, unte as forminhas de empadinha, passe farinha de trigo e coloque a massa. Preaqueça o forno e leve para assar de 6 a 10 minutos (em fogo alto) até os bolinhos crescerem, mas o meio deve ficar molinho. Deve-se desenformar ainda quente. Sirva diretamente no prato, acompanhado com sorvete de creme.

Fonte: Tudo Gostoso