Confira o passo a passo na reportagem

 

Comece a semana doce com uma receita simples de cupcake de bolo de cenouraA receita desta segunda-feira (8) vem pra alegrar os paladares dos leitores do MidiaMAIS com um sabor muito doce e tradicional nas cozinhas de todos os brasileiros. É o bolo de cenoura, só que em uma versão “mini”, no formato de um cupcake com a massa do bolo, recheio e cobertura de brigadeiro, tal qual o bolo original. “Esse é um dos cupcakes que mais vejo as pessoas adorando, pois o bolo de cenoura em si é muito apreciado. Além disso, dá para pensar em variar os recheios, mas o favorito mesmo é o de brigadeiro”, avalia a confeiteira Rafaela Camargo. 

Na versão da receita cedida para o MidiaMAIS, o brigadeiro fica mais suave ao virar, na verdade um ganache, com creme de leite sem soro e chocolate em pó de boa qualidade. Porém, o bom e velho brigadeiro feito com leite condensado, manteiga e achocolatado pode decorar tranquilamente o pequeno bolinho. 

 

Massa fica com a cor original do bolo / Foto: Divulgação

 

Os cupcakes vieram para a moda gastronômica há alguns anos, sendo que a moda começou nos Estados Unidos, e sua beleza e formato diminuído conquistaram os fãs de “finger food”, daquelas comidas individuais e graciosas. Mas este bolo também pode ser feito em uma forma grande. Confira a receita.

Cupcake de bolo de cenoura

INGREDIENTES

MASSA
– 3 ovos
– 1 xícara de óleo
– 3 cenouras médias
– 3 xícaras de farinha de trigo
– 2 xícaras de açúcar
– 1 colher (sopa) de fermento em pó
– 1 colher (café) de amido de milho (maisena)

RECHEIO E COBERTURA
– 1 lata de creme de leite sem soro
– 4 colheres (sopa) de achocolatado em pó

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno em temperatura média (180ºC) e prepare as forminhas para cupcakes. Bata em um liquidificador os ovos, o óleo e a cenoura (corte as cenouras em pedaços e coloque no liquidificador aos poucos). Bata até obter um creme não muito liso (gosto de deixá-lo um pouco grosso). Peneire a farinha, o açúcar, o fermento e a maisena dentro de um recipiente grande e despeje o creme do liquidificador. Mexa bem com uma colher/espátula até que a massa fique bem homogênea. Coloque a massa nas forminhas (costumo deixar uns 2 cm de sobra entre a massa e a borda da forminha de papel). Deixe assar por 25 a 30 minutos, ou até que a ponta da faca saia limpa. Misture uma lata de creme de leite e o achocolatado em uma panela. Ligue o fogo e mexa sempre até obter um creme bem firme. Depois que os cupcakes estiverem assados, recheie a gosto. Cubra com a ganache.