Prato é fácil e rápido de fazer

Segunda-feira é dia internacional da preguiça? Pode até ser. Mas fugir do miojo e do delivery podem ser uma experiência interessante para começar a semana com aquele sabor especial na mesa. Uma ótima pedida para o início da semana é o ‘Capricho de Peão’, desenvolvido pela chef Rosa Maria Justi para o cardápio oficial do espaço cultural SESC Morada dos Bais.

Segundo sua criadora, o ‘Capricho de Peão’ tem um quê de regional por usar ingredientes simples, disponíveis em qualquer mercado, mas que reunidos lembram a cultura de Mato Grosso do Sul, onde a dieta carnívora é bem marcante. “Fazer um bom prato com ingredientes sofisticados é muito fácil. Difícil é chegar nesse resultado com aquilo que tem na geladeira. Pela satisfação de quem provou, acho que a gente deu conta do recado”, afirma.

Então, se você quer que a sua segunda-feira saia do marasmo, é só conferir quais dos ingredientes estão faltando na despensa ou na geladeira, passar no supermercado mais próximo e por as mãos na massa. Você vai precisar de:

Para a Massa de carne

1,2 kg de patinho moído duas vezes.
1 cebola finamente picada
Sal a gosto
1 colher de chá de alho triturado
1 pimenta dedo de moça pequena sem sementes
1 colher de sopa de salsinha
Meia xícara de farinha de rosca
2 ovos

Para o recheio

300 g de queijo mussarela ralado

Para o empanamento

3 ovos inteiros
Meia xícara de água
1 kg de farinha de rosca

Para os acompanhamentos

1 kg de batata inglesa cozida
2 ramos de alecrim
2 colheres de manteiga derretida
sal a gosto

Para o molho de tomate apimentado

2 xícaras de chá de molho de tomate 
Pimenta dedo de moça a gosto
Suco de limão a gosto
Sal a gosto

Assim como os ingredientes, que são de fácil acesso, preparar o papo não requer nenhuma habilidade especial na cozinha, a não ser pegar leve com os temperos caso o cozinheiro não esteja familiarizado com isso. Neste caso, basta ir com calma e acrescentar o sal aos poucos. Confira o passo a passo:

1) Comece pela massa de carne: coloque todos os ingredientes numa tigela e mexa bem, sovando a massa até que ela fique uniforme. Na sequência, separe pequenas porções da massa e recheia-as com o queijo mussarela, deixando as porções em formato de bolinhos achatados. Se preferir, com ajuda de um aro, modele como um hambúrguer.

2) Prepare também os ingredientes para empanamento: em uma vasilha, coloque os ovos e mexa-os muito bem. Acrescente a água e bata novamente a mistura. Em outra vasilha, reserve a farinha de rosca.Com ingredientes simples e baratos, ‘Capricho de Peão’ é prato que dá água na boca

3) Agora é a vez de preparar os acompanhamentos: corte as batatas em quatro fatias verticais. Coloque-as numa vasilha com o alecrim, a manteiga e o sal. Mexa bem, sem amassar as batatas. Por fim, disponha-nas numa forma e leve-as ao forno pré-aquecido até que fiquem douradas.

4) Já o molho de tomate com pimenta, basta juntar o suco de limão, o molho de tomate e a pimenta dedo de moça.

5) Pegue os bolinhos de carne recheados e mergulhe-os na mistura de ovos e depois na farinha de rosca. Repita o processo para ter uma cobertura mais crocante. Em uma panela com óleo já quente, frite os bolinhos no máximo de dois em dois, em fogo médio, por 5 minutos, virando-os dos dois lados na metade do tempo.

Ta-dáaa! Seu ‘Capricho de Peão’ está pronto, agora é só saborear!