Dupla Teodoro e Sampaio está na programação

 

A de já conta os minutos para receber a cidade em seu evento mais tradicional, o , que alcança sua 11ª edição a partir desta quinta-feira (11). Como já é de se esperar, a gastronomia regional da melhor qualidade alia-se a uma agenda de shows que todo ano fazem de um dos maiores pontos de encontro da cidade um verdadeiro polo de animação.

Com desafio gastronômico e 12 novos pratos, Festival do Sobá tem início nesta quintaNesta edição, a atração principal fica por conta da dupla Teodoro e Sampaio, sucesso sertanejo com mias de 30 anos de estrada, e de vários outros grupos regionais, que se apresentarão todas as noites gratuitamente na Feira Central.

“Como sempre, oferecemos a Campo Grande uma festa da cidade, pra cidade, simples, participativa. Este evento é construído de forma artesanal, com muito carinho e esforço para tentar fazer o melhor. É muito diferente de uma festa que tem arrecadação, que cobra entrada. Nossa festa é gratuita e o que queremos é ver a alegria nos olhos das pessoas”, afirma Alvira Appel Soares de Melo, presidente da Afecetur (Associação da Feira Central e Turística de Campo Grande).

 

(Divulgação/Afecetur)Apesar da modéstia, Alvira adianta que esta edição do festival tem novidades para além do já tradicional sobá: no desafio ‘Novos Sabores’, uma espécie de competição gastronômica que apresentará aos visitantes 12 novos pratos, um júri técnico formado por cinco chefs renomados da cidade avaliarão os aspectos técnicos de cada proposta . Os prato, claro, estarão nos cardápios das barracas da feira. O vencedor, que será anunciado no domingo, leva o prêmio Hashi 2016.

“Trata-se da releitura de 12 novos pratos. Não são 12 sabores de sobá, são novos pratos, mesmo. O que a gente quis com isso foi reciclar o cardápio da feira, apresentar novas propostas. Todos os 12 vão integrar o novo cardápio e serão julgados nos domingo. Porém, no decorrer do evento, eles serão ensinados a quem quiser aprender. “Vai ter ‘cozinha show’, que serão cozinhas de gastronomia. É até uma oportunidade até de aprender uma nova profissão”, considera Alvira.

Os pratos serão apresentados pelo chef e sushimen oficial da Formula 1 há 10 anos, Filipe Kawamura. Durante as quatro noites de festival, ele vai ensinar os pratos e dar oficinas aos visitantes, segundo destaca Alvira.

O desafio também prevê um júri popular. Para participar, é preciso apenas ter mais de 18 anos e inscrever-se com antecedência de pelo menos uma hora da demonstração. Mas seja rápido, pois são apenas 30 vagas por apresentação para cada uma das quatro demonstrações diárias. A primeira, a propósito, já acontece nesta quinta, às 18h30.

Pequenos Negócios

Todo ano, Festival reúne cultura e gastronomia na Feira Central (Acervo Afecetur/Divulgação)

 

De acordo com Alvira, o mundo do empreendedorismo também terá vez na Feira, já que parte do espaço é dedicado ao e pequenos negócios. “Outro diferencial é que vamos ter uma sala ensinado a comunidade e ao empreendedor individual sobre mídias sociais, sobre como vender na internet. Basta se inscrever na Feira Central para aprender sobre isso”, revela.

A XI Feira do Sobá também oferecerá diversas oficinas de esportes, cultura e muito mais. Vai ter até desfile para escolher o ‘personagem do ano’, como ocorreu nos outros anos. O Dia dos Pais também está garantido na Feira: um tributo à Elvis Presley será promovido na noite do domingo (13). “Espero que todo mundo possa comparecer e que fique muito feliz por estar com a gente. Esse evento é feito com amor, é resultado da coletividade. E é um presente de Campo Grande a todos que moram nesta cidade”, conclui.

Com desafio gastronômico e 12 novos pratos, Festival do Sobá tem início nesta quinta