5 sugestões de comidas simples e saudáveis para quem exagerou no fim de semana

MidiaMAIS mostra pratos fáceis para desintoxicar

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

MidiaMAIS mostra pratos fáceis para desintoxicar

Quem aproveita o fim de semana para comer com a família, fazer uma visita “daquelas” a uma churrascaria ou a um rodízio de sushi ou se joga de cabeça em massas pesadas, repletas de queijo e molho, sabe que a segunda-feira pode ser um tanto desagradável, com o estômago reclamando do abuso de comida salgada, gordurosa e extremamente picante. Por isso, optar por uma receita mais leve durante a semana pode ser uma saída para acalmar o corpo e dar a ele os nutrientes necessários para se ter energia. 

É o que explica a nutricionista Ana Luisa França. “O ideal é que as pessoas não exagerem tanto nos fins de semana, mas caso aconteça, opte por refeições mais leves e constantes nos demais dias. Na segunda-feira, evite gordura a todo custo. Não precisa se jogar em sucos ‘detox’, mas evite carboidratos pobres e gorduras ruins em excesso”, recomenda. 

Por isso, o MidiaMAIS selecionou cinco receitas que são de preparo rápido e fácil, mas que atendem essas especificações, pois não pesam no estômago e são muito ricas em nutrientes diversificados. Confira e bom apetite. 

1. Creme de cenoura

Creme é simples e rico em vitamina A / Foto: RadioMais/Divulgação

 

A receita é de uma simplicidade ímpar e envolve um ingrediente principal muito rico em nutrientes e beta-caroteno, que vira vitamina A no organismo. O creme de cenoura, que é batida e cozida com alguns condimentos perfumados, garante uma boa digestão para quem exagerou na dose durante o fim de semana, além de reduzir os níveis de colesterol ruim. Receita aqui.

2. Panqueca verde

Panqueca verde leva vegetais da cor na massa / Foto: Tudo Gostoso/Divulgação

 

Acrescentar um pouco de algum vegetal verde (como brócolis, couve ou espinafre) não somente tinge a massa daquela panqueca deliciosa, como garante que ela fique mais nutritiva. Os recheios podem variar da tradicional carne moída à mais legumes e vegetais. Evite os molhos industrializados para acompanhar e aposte no molho de tomates frescos. Receita aqui. 

3. Salada de grão de bico com atum

Grão de bico pode ser utilizado em salada / Foto: Receitas para Felicidade/Divulgação

 

O grão de bico é uma leguminosa muito utilizada por quem precisa fortalecer o sistema imunológico, além de permitir receitas sem glúten porém muito saborosas. O segredo é deixar o grão de molho de  8 a 12 horas antes de utilizá-lo. Na salada com atum, ovo cozido, ervas e tomate, o frescor e sabor são potencializados. Receita aqui.

4. Risoto de arroz integral

Arroz integral sacia mais e é mais nutritivo que arroz branco / Foto: M de Mulher/Divulgação

 

Depois de um fim de semana de exageros, troque o arroz branco pelo integral em um risoto saboroso e muito colorido. Com legumes diversos e frango grelhado, o arroz integral garante mais saciedade, é mais nutritivo e pode ser tão saboroso quanto o arroz branco. Receita aqui

5. Massa bifum com legumes

Bifum cozinha em apenas um minuto / Foto: Cantinho Vegetariano/Divulgação

 

Feito de arroz, esse macarrão fino e de sabor suave é extremamente leve e não pesa no estômago, além de não conter glútem. A massa ainda é rápida de preparar, sendo fervida por um minuto. Na receita indicada para quem exagerou um pouco na “comilança”, o bifum pode ser comido com legumes e kani, ou caso a pessoa não goste de kani, pode utilizar frango desfiado ou atum. Receita aqui. 

Fale com o MAIS!

O que você gostaria de ler no MidiaMAIS? Envie um e-mail pra gente com a sua sugestão para [email protected].

Conteúdos relacionados