Confira mais uma lista do MidiaMAIS

A história do café é muito antiga, remontando desde o século 14, mas desde que o homem descobriu o poder dessa bebida saborosa e estimulante, veio também a curiosidade em transformar o grão em outras delícias para se beber. Com isso as variações são muitas: cappuccino, à base de leite para quem não gosta do café puro, a mocha, que mistura chocolate quente com o café, e é claro, o bom e velho café coado de todos os dias. 

O café também está ligado à memória afetiva de muitas pessoas. Uma coisa muito interessante sobre o café é que, mesmo tendo um sabor tão marcante, é uma bebida versátil, bastando entender seu prisma de sabores e com quais outros produtos (além da água), esses sabores se encaixam. Pensando nisso, o MidiaMAIS selecionou algumas bebidas interessantes, com o café como base. Confira. 

Afogatto

5 bebidas à base de café que vão conquistar seu paladar para sempre

 

Sorvete de baunilha/creme e café combinam muito bem! É o que mostra a receita do Afogatto. Você deve misturar 1 bolas de sorvete de creme com calda de chocolate a gosto. Acrescente outra bola de sorvete, com canela em pau, e 1 xícara de chá de café expresso. Polvilhe com canela em pó para decorar e se delicie. 

Coquetel de café

 

5 bebidas à base de café que vão conquistar seu paladar para sempre

 

A cachaça também é a protagonista nesse drink alcóolico, que promete “levantar” o sabor do café com doces de leite condensado e da boa e velha pinga. Você deve bater no liquidificador 1 lata de leite condensado, 2 latas de café forte, gelado e sem açúcar e 1 lata de cachaça. Bata até ficar bem cremoso e sirva geladinho. 

Café cubano

5 bebidas à base de café que vão conquistar seu paladar para sempre

 

O café cubano leva rum e hortelã em sua receita – ingredientes também presentes no drink mexicano mojito. Nele, você junta 1 dose de rum, 1 colher de creme de leite fresco, 1 folha de hortelã, 50 ml de suco de limão, 60 ml de café expresso e gelo a gosto. Em uma coqueteleira misture o rum, o café, o suco de lima e o gelo. Mexa bem até a bebida ficar homogênea. Por fim, acrescente o creme de leite e decore com a folha de hortelã.

Tiramisu de beber

5 bebidas à base de café que vão conquistar seu paladar para sempre

 

Essa receita é um pouco menos simples pois imita com delicadeza o Tiramisu, uma sobremesa muito clássica da culinária italiana que leva café em sua concepção. Para fazê-la, você deve triturar meia xícara de chá de biscoito amaretto ou biscoito champanhe, reservando outra meia xícara do biscoito. Misture meia xícara de creme de leite, 5 colheres (sopa) de açúcar refinado e 2 colheres de sopa de café solúvel, reserve. Bata no liquidificador 300 ml de leite integral, 3 colheres (sopa) de cacau em pó, 20 ml licor amaretto (ou licor de laranja ou conhaque) e 4 pedras de gelo, por 1 minuto. Arrume os biscoitos triturados no copo (apertando bem para fazer uma massa compacta), disponha a mistura de creme de leite e café. Despeje o leite batido. Por cima o chocolate ralado e os biscoitos restantes.

Creme de café com chocolate

5 bebidas à base de café que vão conquistar seu paladar para sempre

 

Esse creme leva vários tipos de leite (condensado, integral e creme de leite) e fica uma delícia, deixando de lado um pouco o álcool e focando no café. Você deve misturar 100 ml de café em infusão (bem forte) com 100 ml de licor de chocolate, e reservar. Depois coloque em uma panela 1½ xícara de chá de leite integral, 4 colheres (sopa) de leite condensado e ½ xícara (chá) de creme de leite. Leve ao fogo até ferver e sirva quente. Decore com chantili e raspas de chocolate ou canela em pó. 

Fotos: Tudo Sobre Café.

Fale com o MAIS!

O que você gostaria de ler no MidiaMAIS? Envie um e-mail pra gente com a sua sugestão para [email protected].