MidiaMAIS / Culinária

Omelete light ajuda a manter a forma: aprenda a preparar

Os ovos são ricos em uma variedade de nutrientes

Clayton Neves Publicado em 27/09/2015, às 18h31

None
omelete-light-doutissima-istock-tt-width-640-height-420-crop-1.jpg

Os ovos são ricos em uma variedade de nutrientes

Se você está pensando em perder peso, o omelete light não deve sair do cardápio. É possível consumi-lo a qualquer hora do dia, mas especialistas indicam que ele pode oferecer vários benefícios, principalmente se fizer parte do café da manhã. Quer mais um motivo para preparar essa delícia? É muito fácil de fazer.

Um estudo publicado no International Journal of Obesity mostra que comer dois ovos no café da manhã, como parte de uma dieta de baixas calorias, ajuda adultos com sobrepeso a perder mais peso e sentir-se com mais energia.

Essa pesquisa confirma um levantamento anterior, publicado no Journal of the American College of Nutrition, segundo o qual as pessoas que comem os ovos no café da manhã sentem-se mais satisfeitas e ingerem menos calorias na refeição seguinte.

Os ovos são ricos em uma variedade de nutrientes, incluindo proteína, zinco, ferro e vitaminas A, D, E e B12, mas que contêm apenas 85 calorias cada um. O velho conselho para limitar os ovos por semana também foi abandonado: conforme a Food Standards Agency, você pode comer o quanto quiser e ainda assim manter uma dieta saudável e equilibrada.

E se você gosta de começar o dia com ele, uma boa ideia é preparar um omelete light e combinar com um copo de suco de laranja sem açúcar, que é rico em vitamina C – ele vai ajudar o corpo a fazer o melhor uso do ferro dos ovos.

Como preparar um omelete light

Esse prato originário da França é uma ótima maneira de começar o dia, mas pode ser usado em qualquer refeição. Para adicionar um omelete light ao cardápio é preciso ter atenção com os ingredientes. É possível aumentar a nutrição do preparo para suportar a perda de peso adicionando ingredientes saudáveis.

Vegetais fibrosos como espinafre, cogumelos, alho-poró, cebola e pimentão verde adicionam vitaminas e minerais essenciais para a nutrição do corpo – em contrapartida, os carboidratos são capazes de deixar esse prato rico em calorias. A opção por legumes também aumenta a ingestão de fibra alimentar, excelente para que você se sinta mais satisfeita após a refeição.

Um outro cuidado importante é na hora de cozinhar. Dê atenção ao tipo de gordura utilizada no cozimento, optando por uma pequena porção de óleo de coco ou manteiga light – se você for utilizar uma frigideira antiaderente, a gordura é desnecessária. Para perder peso, vale ainda evitar carnes gordurosas como o bacon.

Receita de omelete light

Ingredientes:

– 2 ovos

– 1 xícara de chá de legumes refogados (abobrinha ou cenoura, por exemplo)

– 2 colheres de sopa de farelo de aveia

– 1 colher de chá de cheiro verde picado

– Temperos e sal a gosto

Modo de preparo:

Em uma tigela, bata os ovos com um fouet. Adicione e misture a aveia e os temperos a gosto. Para finalizar, coloque os legumes. Agora aqueça uma frigideira antiaderente e coloque a mistura. Deixe cozinhar de um lado, até que fique bem consistente, e quando estiver soltando da panela, utilize uma espátula para virar o outro lado. Espere mais alguns minutos e está pronto.

Jornal Midiamax