Em momentos de dificuldades, buscar novas alternativas para sobreviver se torna uma necessidade. Somado ao ocasionado pela pandemia do novo , uma família da Moreninhas teve que buscar uma solução para arcar com o tratamento de câncer da matriarca, Lidiane. Os bolos caseiros, passados de geração em geração, foram a salvação.

Lidiane Morais, de 38 anos, descobriu um câncer de mama em março de 2019. A dona de casa fez quimioterapia até dezembro, quando teve que fazer a retirada total da mama com esvaziamento de axila. Depois ela começou com a radioterapia, que faz até hoje. A notícia da doença abalou a todos.

Na pandemia, ela faz 'bolo tsunami' para ajudar tratamento de câncer da mãe
Família de Lidiane Morais (no topo, à direita) fez de tradição da família uma maneira de manter a renda e ajudar no tratamento do câncer de mama (Reprodução, Arquivo Pessoal)

“Perdemos o chão. Somos em 4 irmãos e eu sou a mais velha. Quando soubemos eu perdi o chão, mas cremos muito em Deus e tenho muita fé. Logo logo ela vai ser curada. Saí da minha casa e vim morar com minha mãe para ajudar a cuidar dos meus irmãos que são pequenos. Não pensei duas vezes”, conta a filha Rute, de 21 anos.

Para o tratamento no Hospital do Câncer, a família precisa arcar com a medicação que, como conta Rute Morais, não é barata. Segundo ela, cada caixa com apenas 10 comprimidos custa em torno de R$150,00. O Sistema Único de Saúde também não abrange todos exames necessários, o que traz mais gastos.

Boleiras tradicionais

A família sempre teve nos bolos feitos por gerações uma renda extra consolidada. A mãe, Lidiane, fazia bolos caseiros pra vender e assim ia se virando com a venda dos bolos para sustentar a casa, mesmo com o marido desempregado por falta de oportunidades.

Na pandemia, ela faz 'bolo tsunami' para ajudar tratamento de câncer da mãe
Boleira luta contra o câncer de mama desde março de 2019 e tem como base a fé em Deus (Reprodução, Arquivo Pessoal)

O exemplo fez com que a filha, Rute, visse na mãe uma motivação para manter a fé e esperança. A confeiteira, que também trabalha como diarista, perdeu trabalhos com a pandemia do novo coronavírus. Ao ver um tutorial na internet, decidiu testar os virais ‘bolos ' para manter a renda da casa.

“Resolvi seguir o exemplo da minha mãe, que nunca fraquejou diante das dificuldades da vida e sempre nos ensinou com um ditado: ‘Se a vida te der um limão, não chore e nem desanime com ele vc pode fazer uma deliciosa limonada'. Foi o que eu fiz. Vi um vídeo no Youtube e achei interessante. Comecei a fazer os bolos com a ajudinha da minha mãe e da minha avó, que também é boleira. Meu marido, que também perdeu o emprego recentemente, me ajuda na fabricação e faz as entregas”, conta Rute ao Jornal Midiamax.

Bolos ‘Tsunami'

O bolo tsunami é a nova tendência da confeitaria em 2020 e faz sucesso com vídeos hipnotizantes nas redes sociais deixando qualquer um com água na boca. Ao ser retirado de sua embalagem, o bolo “explode” e sua cobertura transforma completamente a aparência da sobremesa.

https://www.facebook.com/ConfeitariaSaborAMil/posts/103969464699844

O micro empreendimento rendeu à família uma página intitulada Sabor a Mil, por onde fazem as vendas, além de conseguir se manterem financeiramente durante esse período economicamente delicado devido à pandemia. A fé sempre foi a principal motivação.

“O diferencial é o amor é o carinho e a fé que coloco no preparo. Sempre preparo como se fosse pra mim. Com a venda eu ajudo a pagar as contas como água, energia e também na compra do mês. Deus é muito bom, ele sempre nos ajuda e nunca nos desampara ele tem sempre uma estratégia”, finaliza.