Obesidade, sobrepeso e até diabetes: os perigos do açaí em exagero
Um dos carros-chefe no Brasil quando se trata de sorveterias e refrescos, o açaí caiu no gosto dos praticantes de atividades físicas e ganhou fama de saudável como um alimento nutritivo e rico em energia. Além, o produto se tornou uma febre na hora de escolher o quê ingerir nos períodos mais quentes, com direito […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Um dos carros-chefe no Brasil quando se trata de sorveterias e refrescos, o açaí caiu no gosto dos praticantes de atividades físicas e ganhou fama de saudável como um alimento nutritivo e rico em energia. Além, o produto se tornou uma febre na hora de escolher o quê ingerir nos períodos mais quentes, com direito a adição de vários complementos como morangos, banana, leite condensado, leite ninho… e em várias proporções que vão de 200 ml até potes de 2 litros ou mais.
Utilizada em diversas receitas na região Norte do país, a versão original do açaí, uma pequena fruta redonda, de coloração que varia entre o roxo e o preto, é fonte de vitamina E, carboidratos, proteínas e minerais, além de ter um grande efeito antioxidante, melhorando o sistema imunológico. Então açaí é saudável, certo? Nem sempre…
Doce até certo ponto
Seu sabor real, entretanto, não é nada doce, difere da forma como é conhecido em outras partes do país. Para deixá-lo mais palatável e com uma consistência mais viscosa, semelhante à do sorvete, empresas que produzem a massa acrescentam uma alta quantidade de conservantes, açúcares, gordura vegetal e emulsificantes. O xarope de guaraná, um dos ingredientes do açaí vendido na maioria dos supermercados e lanchonetes, contém frutose, que pode provocar gordura no fígado.
“O açaí é uma excelente fonte natural de vitaminas e antioxidantes. Mas o problema é que nas casas de açaí, o produto é acrescido xaropes de milho, glicose, frutose e todos esses elementos aumentam o consumo de carboidratos simples (açúcares) e eleva o consumo calórico”, destaca o nutricionista esportivo Cassiano Fontoura em entrevista ao Jornal Midiamax.
Proporções preocupantes
Ainda segundo o profissional, em 700 ml de açaí puro, pode ter aproximadamente 160-200 gramas de carboidratos, o que equivale a uma média de 800 gramas de arroz cozido ou até mesmo 7 pães franceses. Sem adicionar os outros elementos como mel, leite em pó, chocolate, que irão aumentar ainda mais o nível calórico.
“As pessoas não sabem que geralmente esses açaís possuem até 50% da composição em açúcares, o que é extremamente negativo. Quando você acrescenta o chocolate, leite condensado, e outros condimentos, você torna aquela sobremesa muito calórica podendo ocasionar problemas de obesidade, o sobrepeso e até a diabetes”, destaca o profissional.
Como driblar sem eliminar
A dica de Fontoura é olhar sempre o rótulo da lista de ingredientes das opções disponíveis em supermercados para checar se o produto leva muitos conservantes. Quanto menos ingredientes, mais saudável é o produto. A opção de açaí mais saudável pode ser encontrada em feiras orgânicas em forma de polpa e a ingestão deve ser feita em pouca quantidade e puro.
“Sempre, o mais puro possível. De preferência o zero açúcar ou somente a polpa natural, acrescentando uma fruta ou baixa quantidade de granola, aveia ou leite em pó. Deixamos de lado o restante. Hoje, estuda-se muito a aplicação do açaí puro na dieta pessoas com problemas cardíacos e isso é promissor. Para a saúde o alimento puro e maravilhoso” conclui.
Notícias mais lidas agora
- Midiamax entrega ao MP vídeo de David que implica Beto Pereira em corrupção no Detran-MS
- Beto Pereira tem derrota dupla na Justiça Eleitoral ao tentar impedir adversários de citar ‘ficha suja’
- Beto Pereira colocou prima como diretora para facilitar corrupção no Detran-MS, revela David
- Despachante propõe delação ao MP e aponta Beto Pereira como chefe da corrupção no Detran-MS
Últimas Notícias
Conmebol define final da Libertadores no estádio do River Plate
A sede foi escolhida em 12 de fevereiro pelo Conselho da Conmebol
VÍDEO: Cocaína avaliada em R$ 31 milhões é apreendida em depósito de drogas
Agentes apreenderam 250 kg de cocaína e 250 kg de pasta base de cocaína em MS
Homem de 34 anos é encontrado morto dentro de casa em Corumbá
Corpo foi encontrado na manhã desta sexta
Evento de comediante causa congestionamento na 14 de Julho
Congestionamento no final da Rua 14 de Julho, região central de Campo Grande
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.