Que a maioria das mães não gosta de receber de presente utensílios domésticos, todos já sabem ou, pelo menos, imaginam. Você sabe o que mais elas não gostariam de ganhar? Elas são amantes incondicionais dos filhos, mas o MidiaMAIS descobriu o que as mamães campo-grandenses preferem não receber no dia delas.

Mães amam os filhos, mas o que, além de panelas, elas não querem ganhar?
Adorei!

A constatação não é surpreendente. Entretanto, algumas entrevistadas apontaram presentes específicos – e também subjetivos – que não querem receber neste domingo (13). Além disso, elas deixaram claro o amor incondicional que têm pelos rebentos.

Mais trabalho?

Mas precisamos enfatizar: panelas, conjunto de louças, eletrodomésticos, itens para a casa em geral, são os preteridos por 60% das 23 mulheres entrevistadas. “Ninguém merece, né? Mãe precisa de demonstrações de carinho, amor, respeito … precisa se sentir valorizada”, defende Jaqueline Naztick. “Que mãe quer presente que a faça trabalhar mais”, questiona Patrícia Penzin.

Mães amam os filhos, mas o que, além de panelas, elas não querem ganhar?

“Nunca esqueço um ano que meu pai deu uma dúzia de pratos daqueles de vidro marrom pra minha mãe. Ela ficou muito brava. Ainda bem que nunca ganhei algo assim”, conta Ioná Cintra Lopes. Panelas, então, são as mais preteridas. “Panela, né? De jeito nenhum. A gente merece sapatos, perfumes, acessórios, roupas”, opina Ida Garcia.

“O presente tem que ser de uso pessoal, uma roupa, um calçado, uma bolsa ou até um trato no salão, uma tintura nova no cabelo, uma unha bem feita”, enumera Daniely Arakaki.

“Eu gostaria de ser vista como uma mãe que trabalha fora, que cuida da casa, do filho e do marido e não simplesmente alguém que só vive para os serviços de casa. Lembrando que mãe é mais do que isso, é a pessoa que ama seu filho incondicionalmente, que tem o prazer de cuidar, brincar, educar e amar. Mãe precisa de um presente que demonstre todo esse reconhecimento de amor e dedicação”, analisa Francine Rocha.

E tem mães, como a Paula Beolchi, que até gostariam de ganhar panelas, mas nenhum outro item para a casa. “Bem, gosto muito de cozinhar, então não me incomodo se for uma senhora panela ou alguma coisa que queira para incrementar minhas receitas. Mas odiaria ganhar algo como máquina de lavar roupa, geladeira, coisas de benfeitoria comum na casa”, detalha.

Fernanda Prochman também não quer nada de eletroeletrônicos, a não ser que  sea “uma TV de 54 polegadas, não ia ficar nada triste, porque eu amo TV grande”, dá a dica.

Não podemos deixar de citar as mães intelectuais, como a Juliana Feliz, que além de não querer utensílios domésticos, é ávida por livros. “Já pedi meu presente: o volume único do livro As Brumas de Avalon”.

Elas também não gostam de …

Flores! Você poderia imaginar? As flores vêm em segundo lugar, mas não têm uma representatividade esmagadora como os utensílios domésticos. Entre as 23 mães que falaram com o MidiaMAIS, 3 delas não querem recebê-las, sejam buquês, sejam plantas.

Mães amam os filhos, mas o que, além de panelas, elas não querem ganhar?“Não gosto de receber flores, apesar de ser um gesto bonito. Acho que não tem utilidade, custa caro e morre logo”, explica Thays Chagas. Já Camile Bruel dedica-se a outra florzinha: “com bebê não tenho tempo de cuidá-las”.

Em terceiro lugar, com a opinião de duas mães, vem algo mais subjetivo. São itens que não combinam com o estilo. O que significa por exemplo, uma roupa que não sirva ou harmonize e perfumes de fragrâncias específicas que possam desagradar. Ainda bem que os filhos e filhas conhecem os gostos de suas mães, não é mesmo?

Finalmente, outras três mulheres deram declarações únicas. Hidratantes e afins, curso de culinária – “apesar de precisar”, ressalva Carolina Leite – e presente comprado por obrigação.

“Atualmente, do fundo do meu coração, prefiro os presentes mais simbólicos, onde meu filho para e pensa em mim com carinho, achando que eu vou gostar se ele me fizer algo de diferente, mesmo que seja uma sobremesa, uma poesia, um café na cama, tá valendo. Só não vale comprar por obrigação”, afirma Leci Luft.

Mas vale ganhar panela? “Vale, desde que seja uma de cerâmica”, ri Leci.

Mães amam

De qualquer forma, as mães que falaram conosco, se derreteram pelos filhos. “A gente é babona, nunca tem o pior presente, ainda mais vindo do filho”, declara Ida Garcia. “Mesmo que não agrade 100%, o que é raro, é bom saber que eles ficaram pensando em me agradar”, defende Laura Medeiros Penze.

Mães amam os filhos, mas o que, além de panelas, elas não querem ganhar?E não há presente melhor que aquele singelo cartão desenhado pela cria na escola. “Se me dão uma cartinha, já me derreto. Não estou acostumada a ganhar presente que não seja os do colégio”, conta Viviane Nunes, que é mãe e pai.

“Sou do tipo que chora em apresentações”, continua a mãezona. “Ano passado, na comemoração de na escola da minha filha, nós chegamos e já tinham apresentado. Eles tinham apresentado antes da hora marcada. Eu entrei em pânico, porque ela tinha ensaiado a semana inteira e nós deixamos de ir em outro compromisso, por causa da apresentação. Dei uma de doida, fiz chamarem as crianças para fazerem a apresentação de novo e eu fiquei sozinha sentada, assistindo. Apresentaram só pra mim”, relembra Viviane. Isso que é mãe!


Fale MAIS!

O que você gostaria de ver no MidiaMAIS? Envie sua sugestão para o e-mail [email protected], ou pelos telefones 67 99965-7898/3312-7422.

Siga o MidiaMAIS no Instagram @midia_mais_