GALERIA: Na hora de torcer pelo Brasil, gesto de fé une campo-grandenses
A Seleção brasileira segue na Copa do Mundo de 2018, e a torcida campo-grandense já deixa registrado o seu gesto mais comum.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Seleção Brasileira conquistou vaga nas quartas de final da Copa do Mundo de 2018 pela sétima vez seguida ao vencer México por 2 a 0, em Samara. Neymar e Roberto Firmino marcaram os gols brasileiros no segundo tempo de jogo muito duro, com lances perigosos para os dois times.
Em Campo Grande, a participação da torcida na “Praça da Copa”, onde está montado um telão em parceria com a SECTUR, Prefeitura e Governo do Estado, mais uma vez fez a diferença. O apoio tem sido incondicional e vem crescendo a cada dia. Os torcedores não ficaram calados a cada chance de gol, soltando um “Uhuulll” em coro, mas eram nítidas as expressões de tensão e os sinais de pedidos a algo que parecia ser além, para que a Seleção de Tite marcasse o primeiro gol, um sinal muito frequente em orações que se trata das mãos unidas, próximo ao rosto.
No Brasil, segundo o CENSO divulgado de 2010, cerca 86% dos brasileiros são cristãos e praticam oração, que exige uma posição adequada das mãos. E este gesto tem um grande valor simbólico. Na antiguidade cristã, era costume levantá-las, em postura de oferecer ou de receber. Esta é a atitude de quem ora, como vemos nos afrescos das catacumbas romanas, e que ainda hoje se observa isso. O sacerdote, por exemplo, em alguns momentos da missa, levanta suas mãos. Posteriormente, introduziu-se o uso das mãos unidas. As mãos unidas recordam o gesto tão antigo de atar ou amarrar as mãos dos prisioneiros. É por isso que os que eram martirizados caminhavam com as mãos unidas na hora do sacrifício, em oração e entrega.
Com este detalhe da torcida tão peculiar confira os registros na galeria do Repórter Fotográfico Marcos Ermínio da torcida em seu momento de “Fé”, torcendo pelo Brasil no dia de hoje.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Foragido por matar mulher há 22 anos no Nova Lima é preso em Campo Grande
Maria Cristina Flores Recalde foi assassinada com tiro na nuca em julho de 2002
Santa Casa de Campo Grande enfrenta superlotação crítica e riscos à assistência
Profissionais relatam desafios enfrentados no cotidiano diante da superlotação, como jornadas extenuantes e aumento dos riscos para pacientes
Câmara aprova projeto que restringe uso de celular em escolas
Projeto prevê a medida para escolas públicas e privadas
Acostamento de vias na elaboração e na contratação de projetos de engenharia é tema de debate na Alems
Deputado Caravina prevê que “a implantação de acostamentos nas rodovias estaduais, sem dúvida, diminuirá consideravelmente os riscos de acidentes”
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.