Ainda na adolescência, Maria Leopoldina de Souza Brito arriscava os primeiros moldes, alinhavos e costuras. Com a situação financeira da família apertada, ela não teve oportunidade para investir na educação, e formou-se costureira com a prática. Mas depois de “ter formado” as três filhas, agora é a vez dela comemorar o ingresso à universidade. Aos 67 anos, Dina é a mais nova acadêmica do curso de Moda.

Aos 67 anos e uma vida inteira de costura, Dina é a nova acadêmica de Moda
Dina terminou o ensino médio em 2017 | Foto: arquivo pessoal

O caminho para chegar à graduação começou em 2014, quando Dina entrou no EJA (Educação de Jovens e Adultos) para concluir o ensino fundamental. De 2015 a 2017, ela fez o ensino médio. E neste ano, ela encarou o vestibular para realizar o sonho de se aperfeiçoar na profissão.

“Não é pra arrumar emprego, só quero aprender, me aperfeiçoar, enriquecer meus conhecimentos, conhecer meu ramo de trabalho e acrescentar no que eu já faço”, conta Dina, que não consegue – e nem deve – conter o riso ao falar sobre a novidade da vida dela em plena terceira idade.

Mas para Dina, que faz graça ao dizer que agora é caloura, fazer parte de um corpo acadêmico é um sonho que se torna realidade. “Nem eu acredito. Esto muito feliz. E se depender da torcida maravilhosa que eu estou tendo, o diploma já está garantido”, diz. 

Aos 67 anos e uma vida inteira de costura, Dina é a nova acadêmica de Moda
No dia que Dina foi fazer a matrícula na universidade | Foto: Arquivo pessoal

Embora a torcida – assim como o orgulho – seja grande, uma das filhas dela garante que o mérito é todo de Dina. “Ela mora sozinha, estuda sozinha, se vira sozinha e também tem muita força de vontade e entusiasmo. Contagiou até minha tia, que veio do Nordeste pra cá e também está estudando”, conta.

E por falar em entusiasmo, para quem pensou que Dina se preocupa com a idade… “Errou feio, errou rude!” Ela tem energia para dar e vender. “Cansaço de idade não me preocupa, aliás, nem sei se tenho essa idade mesmo. As pessoas colocam muita dificuldade nas coisas, tem que viver”, diz a nova acadêmica da Moda, que no próximo dia 13 de agosto começa uma nova etapa de sua vida, aos 67 anos.


Fale MAIS!

O que você gostaria de ver no MidiaMAIS?
Envie sua sugestão para o e-mail [email protected], ou pelos telefones 67 99965-7898/3312-7422.

E SIGA a gente no INSTAGRAM @midia_mais_