Mais de 11 mil pessoas se suicidam por ano no Brasil, aponta estudo
Boletim mostra que indígenas são os que mais se matam
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Boletim mostra que indígenas são os que mais se matam
Cerca de 11 mil pessoas morrem vítimas do suicídio todos os anos no Brasil. Esses são os dados apresentados pelo Ministério da Saúde no primeiro boletim epidemiológico sobre suicídio, divulgado nesta quinta-feira (21).
As estatísticas mostram que, entre 2011 e 2016, mais de 62,8 mil pessoas tiraram suas próprias vidas no Brasil. A maioria, 79%, foram homens, enquanto 21% são mulheres. O boletim faz parte das ações do Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio.
Segundo o boletim, para cada mulher que se matou, quatro homens cometeram suicídio. Para a diretora do Departamento de Vigilância e Doenças e Agravos Não-Transmissíveis, Fátima Marinho, o número de suicídios pode ser maior.
Segundo ela, há um tabu sobre o suicídio, principalmente nas classes sociais mais alta, o que dificulta a identificação dos casos. “As pessoas mais pobres, em geral, captamos a morte porque ela vai pro IML”, diz Fátima
Grupos
A maior taxa de mortalidade entre os grupos étnicos é entre indígenas, sendo que 44,8% dos suicídios entre índios ocorre com pessoas de 10 a 19 anos. A cada 100 mil habitantes, são registradas 15,2 mortes entre indígenas, 5,9 entre brancos, 4,7 entre negros e 2,4 entre amarelos.
A secretaria Especial de Saúde Indígena, Lívia Vitenti, aponta como motivo para as mortes de indígenas o alto uso de álcool entre essa população, as disputas territoriais e conflitos com a população não indígena.
O boletim mostra também que os idosos, de 70 anos ou mais, estão entre as maiores taxas, chegando a 8,9 suicídios para cada 100 mil habitantes. Para Fátima, isso ocorre pois eles são vítimas de doenças crônicas, depressão e abandono familiar.
A maioria absoluta dos suicídios, 62%, foram por meio de enforcamentos. Mas os suicidas também utilizaram armas de fogo e intoxicação para tirar as próprias vidas. Nos EUA, o mais comum é o uso da arma de fogo, onde são liberadas.
Mais solteiros se suicidam do que pessoas que mantém relacionamentos afetivos, segundo as estatísticas: 60,4% dos casos registrados são de pessoas solteiras, viúvas ou divorciadas, e 31,5% eram casadas ou mantinham relação estável.
Notícias mais lidas agora
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
Últimas Notícias
Após Bolsonaro, Tenente Portela é indiciado pela PF em investigação sobre golpe de Estado
Portela é citado em relatório da Polícia Federal encaminhado ao STF
Com entrada gratuita, Academia Sul-Mato-Grossense de Letras promove cantata natalina com 6 corais da capital
Cantata Natalina acontece nesta sexta-feira, dia 13 de dezembro
Conselheira de Batayporã fica ferida após veículo oficial se envolver em acidente na MS-134
As informações apontam que o carro oficial foi fechado por uma carreta
Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
Durante interrogatório, empresário confessou que usava sal de pecuária – sal mineral usado para gado – para salgar os espetinhos
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.