Pular para o conteúdo
Comportamento

Fogos de artifício vêm aí! Cuidados para seu bichinho não ter medo (ou coisa pior)

Barulhos e estouros incomodam os pets e podem ter sérias consequências
Arquivo -
Barulho dos fogos deixa cães agitados. nesta manhã
Barulho dos fogos deixa cães agitados. nesta manhã

Barulhos e estouros incomodam os pets e podem ter sérias consequências

virada do ano se aproxima, e essa é a data onde mais fogos de artifício são comercializados. As explosões barulhentas e multicoloridas possuem muitos fãs, mas em virtude de uma questão polêmica, que é a audição dos cães e gatos domésticos, há quem odeie essa modalidade de diversão. Isso em razão de que principalmente os cachorros podem se mutilar, se machucar, ter convulsões, fugir, e até morrer de ataque cardíaco fulminante, nos casos mais extremos. 

Na internet, vídeos e fotos dos animais “vítimas” dos fogos viralizam. “Eu detesto fogos. É a típica coisa que só beneficia o ser humano, e mesmo assim, é um benefício sem a menor utilidade, só ver umas luzes no céu. Tenho 3 cães e eles sofrem muito”, diz a empresária Fernanda Cruzes, 32 anos. Segundo ela, seus cachorros, todos vira-latas, ficam ansiosos, estressados, e um dele, chamado Toddy, chega a morder as próprias patas de nervoso. 

Assim como outros donos, Fernanda toma algumas atitudes para o momento estressante. “Eu envolvo as patas do toddy com um pano para ele não se machucar. Coloco todos no meu quarto, ligo o som com um som bem baixinho de música calma, dou homeopáticos e fico com eles até acabar, para acalmá-los”, descreve. 

A administradora Renata Siega Milani conhece de perto das dificuldades de lidar com animais apavorados devido os fogos, assim como Fernanda. Ela tem duas cachorras – Kiara e Panda das raças dálmata e bodder collie, ambas adotadas e ainda um gato, o Chiclete. As festividades de final de ano deixam os animais bastante agitados e preocupam a dona. 

 

 

“Os três se assustam muito com fogos, mas as cachorras sofrem muito mais. Geralmente nos primeiros momentos, eles tentam se esconde dentro de casa, choram pedem colo e é muito triste vê-los assim e não poder fazer nada. Após o fim da queima de fogos, em geral a Kiara (dálmata) fica muito depressiva”, conta Renata.

Acalmando seu pet

Para este tipo de situação, além providenciar um local seguro para que o animal fique acomodado durante a queima de fogos, indica-se o tratamento preventivo por meio da homeopatia.

“A homeopatia aumenta a tolerância e a sensação de segurança dos animais frente ao medo por barulhos intensos. O ideal é iniciar o tratamento antes das festas visando o preparo daqueles animais que já apresentaram histórico de estresse devido os fogos”, esclarece a médica veterinária e diretora da Sigo Homeopatia Veterinária Mônica Souza. 

Segundo ela, caso ocorra algum tipo de ferimento devido o desespero do animal (alguns se machucam ao se jogarem em portas de vidros ou escalar muros e grades), deve-se entrar com um tratamento para traumas, também homeopático.

Outras medidas 

(Reprodução/Pinterest)

– Manter seu pet em um local seguro e sem acesso à rua, evitando assim que fuja assustado. 
– Colocar coleiras com plaquinha de identificação. Caso ele fuja, pode ser encontrado mais facilmente.
– Oferecer atenção e carinho para mantê-lo calmo.
– Evite deixar o animal sozinho durante a queima de fogos e sempre consulte o veterinário para que este profissional esclareça e oriente sobre outras medidas para tornar o período menos traumático. 
– Enrole um chumaço do algodão de um tamanho considerável e coloque dentro do ouvido do pet. Cuidado para não enfiar muito fundo e machucá-lo. Ponha numa profundidade que o algodão fique firme e não caia. 
– Mantenha as janelas e cortinas fechadas para que abafe um pouco dos sons dos fogos de artifício. Assim que passar o barulho pode abrir novamente. 
– Se houver mais de um cachorro na casa é bom separá-los. Situações de estresse favorecem brigas e eventuais ferimentos.
– Jamais deixe-o amarrado. Na hora do medo pode se enforcar tentando se soltar. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ciclista de Campo Grande fica em 27º lugar em competição com 3 mil atletas

bolsa família

Beneficiários do Bolsa Família começam a ser pagos a partir desta sexta-feira

Governador de MS vai para Ásia em busca de parcerias comerciais

Homem em surto ameaça a própria mãe com faca e acaba baleado em MS

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Golpistas usam foto de senadora de MS para aplicar golpes no WhatsApp: ‘denuncie’

Últimas Notícias

Polícia

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

A mãe do adolescente confirmou que o marido agredia o filho

Polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Testemunhas relataram à reportagem que a PM e a GCM foram acionadas para a unidade e encaminharam o homem para a delegacia

Famosos

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Jogadora de vôlei está gravida de 16 semanas de seu primeiro filho com Bruno Rosa

Trânsito

Carro ocupado por quatro pessoas cai de ponte em Bonito; ninguém ficou ferido

No veículo haviam duas crianças e dois adultos