Título foi dado à esposa de Temer por publicação

Na onda do pedido de Impeachment sofrido pela presidente Dilma Rousseff neste domingo (17), uma avalanche de memes surgiu na Internet. Mas o mais recente se refere à reportagem “Bela, Recatada e do Lar” da revista Veja, que trouxe esses adjetivos para classificar a esposa do vice-presidente Michel Temer, Marcela Temer. Em menos de 24 horas, a publicação virou a hashtag #belarecatadaedolar, com o compartilhamento de fotos de mulheres mostrando sua revolta contra a reportagem, que classificava Marcela como “a próxima Gracie Kelly”. Uma ferramenta para adicionar os dizeres às fotos, um tumblr e pelo menos três eventos no Facebook também foram criados. No Instagram, a hashtag somava 3.385 publicações até as 6h30min desta quarta-feira.

Em , a indignação das mulheres usando o bom humor também foi uma constante. Muitas delas postaram fotos bebendo, se divertindo e brincando com a legenda “Bela, recatada e do lar”. Uma delas foi a jornalista Ana Paula Ostapenko, 34 anos. “Bem, primeiro eu li a reportagem e me senti em algum lugar de 1930 ou antes, e vi algumas meninas postando, não quis ficar de fora, e escolhi minha foto de batom vermelho e cabelo curto pra usar com o devido sarcasmo com hashtag”, critica. “Lutamos todo dia por empoderamento e me vem uma jornalista mulher e me faz uma matéria dessa? Não dá pra passar em branco”, opina.

Meme invadiu as redes sociais nesta manhã / Foto: Reprodução/Twitter

 

 

Para a maioria das mulheres, uma boa forma de protesto é o sarcasmo com a reportagem. “Eu troquei minha foto de perfil em protesto porque sou mulher, sou advogada, e não me cabe o papel que essa sociedade quer que eu tenha. Porque uma revista parcial e machista não pode dizer para as mulheres brasileiras o que é ser bela, recata e do lar”, pontua a advogada Karla Viana, de 28 anos. 

Conceito ultrapassado

Para a psicóloga Fernanda Alencar César, o grande problema da reportagem da Veja é perpetuar padrões que não cabem mais na sociedade atualmente. “Marcela Temer tem direito de ser o que quiser, mas a revista não pode continuar alimentando um padrão que não vai mais de encontro com a nossa sociedade atualmente. Muitas mulheres vão se identificar com essa imagem dela, que é totalmente cunhada por homens e por uma sociedade padrão e heteronormativa, mas que mulher hoje pode largar seu emprego para ser ‘do lar', e ter os mesmos luxos que Marcela? Então é um padrão que está um pouco ultrapassado”, analisa. 

A “zoeira” foi tanta que, além da hashtag #belarecatadaedolar, foi criado um site para agregar as melhores fotos do meme, o tumblr “Bela, Recatada e do Lar”. Por lá, as meninas que brincam com a reportagem são “belas, recatadas e do lar” fazendo de tudo: bebendo, fazendo pole dance, dançando na piscina, com pouca roupa, muita roupa, e muitas outras poses. “Não sei o que a revista Veja imaginou quando colocou esse título na reportagem, mas não dava para não zoar”, brinca a estudante Alessandra Macedo, 19 anos. “Quando vi a matéria pela primeira vez achei que era brincadeira. Mas infelizmente não é. O que deixou as meninas daqui de Campo Grande e do Brasil todo irritadas foi que a Marcela Temer é colocada como um modelo de perfeição e subserviência irreal. Mas deu para dar umas risadas”, finaliza.