Primeiro movido a energia solar do Brasil, CineSolarzinho chega na quinta-feira (19) em com atividades culturais para a população. A partir das 19 horas, serão exibidos curtas-metragens brasileiros, o infantil “Turma da Mônica: Laços” e um curta especial produzido por crianças e adolescentes, atendidos pelo SCFV, durante uma oficina com temática socioambiental. Evento terá entrada gratuita e contará com distribuição de pipoca.

O CineSolar – que tem a versão CineSolarzinho para o público infantil – é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia solar. Funciona através de duas vans, batizadas de Tupã e Mahura, que foram grafitadas e adaptadas com as placas fotovoltaicas e o sistema de conversão de energia e armazenamento, com 20 horas de autonomia. Cada sprinter também carrega 110 cadeiras e banquetas para o público e todo o sistema de som e projeção para o cinema.

O espaço também se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.

“O tema da energia solar ainda é novo e gera muita curiosidade. Na visita, todos podem ver o caminho que a luz do sol percorre, desde as placas instaladas no teto da van, os cabos, as baterias, o controlador e o inversor de carga, fica tudo acessível e as crianças adoram”, diz Cynthia Alario, coordenadora e idealizadora do CineSolar.

O projeto

O projeto viaja por várias regiões do país para realizar sessões gratuitas de cinema, com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais, promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social, difundir a tecnologia da geração de energia fotovoltaica e levar alegria com a temática socioambiental a todas as pessoas.

Oficinema

Além das sessões de cinema, o CineSolarzinho realiza diversas que integram arte, tecnologia e sustentabilidade, e difundem práticas sustentáveis para o dia a dia, desde a separação dos lixos à reutilização de materiais recicláveis. Na cidade de Três Lagoas, o projeto contempla a Oficinema Solar, que utiliza a linguagem audiovisual e jogos cooperativos, com crianças e jovens estudantes da rede pública.

Programação

Oficinema Solar

Para crianças e adolescentes atendidos pelo projeto

  • Data: quinta-feira (19/05) – das 14h30 às 17h
  • Local: SCFV “Patrulha Florestinha” (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos)

Sessão Cinema

  • Data: quinta-feira (19/05)
  • Horários: 19h – Sessão curtas-metragens
  •                   20h – ‘Turma da Mônica: Laços’
  • Entrada: gratuita
  • Atrações: pipoca e estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz
  • Local: SCFV “Patrulha Florestinha” – Rua Taufic Farran, 345 – Vila Piloto – Três Lagoas/MS

Fale com o MidiaMAIS!

Quer conversar com a gente sobre o universo do entretenimento e cultura? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e Tiktok. Tem uma história legal para compartilhar com a gente? Fale direto com nossos jornalistas do Midiamais.