A Mostra de Contemporâneo vai exibir o documentário “YÃMĨHEX: As Mulheres-Espírito” (2019), de Sueli Maxakali e Isael Maxakali, na próxima quarta-feira (8), às 19h, na sala de cinema do MIS-MS ( da Imagem e do Som), em . Evento é gratuito e a classificação indicativa é de 12 anos.

Após a exibição do filme, acontece um debate mediado pelos professores Julio Bezerra e Vitor Zan do curso de Audiovisual da UFMS. A intenção é propor uma análise técnica das obras dentro de uma linguagem acessível para a sociedade.

Sinopse do filme

Após passarem alguns meses na aldeia verde, as yãmĩyhex (mulheres-espírito) se preparam para partir. Os cineastas sueli e isael maxakali registram os preparativos e a grande festa para sua despedida. Durante os dias de festa, uma multidão de espíritos atravessa a aldeia. As yãmĩyhex vão embora, mas sempre voltam com saudades dos seus pais e das suas mães.

O Museu da Imagem e Som de MS (MIS -MS) fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar. Mais informações podem ser obtidas no telefone 3316-9178.