Neste fim de semana inicia a edição Parques de Campo Grande do cineclube Transcine – Cinema em Trânsito. O primeiro espaço a receber o projeto é o parque Tarsila do Amaral, que na sexta-feira (1º), às 18h, terá exibição de filmes e no sábado e domingo, entre 9h e 16h, haverá oficina de linguagem audiovisual. Toda a programação é gratuita.

Depois do primeiro parque é a vez da praça do José Abrão receber o cineclube nos dias 15, 16 e 17 de outubro, com exibição de filmes na sexta e oficina no sábado e domingo. Nos dias 29, 30 e 31 de outubro será a vez do Memorial da Cultura Indígena Cacique Enir Terena, na aldeia urbana Marçal de Souza, situada no bairro Tiradentes, sediar as atividades.

Em novembro, nos dias 12, 13 e 14, o parque Ayrton Senna, no bairro Aero Rancho, que receberá o cineclube e nos dias 26, 27 e 28, a edição Parques de Campo Grande finaliza o circuito no parque Jacques da Luz, nas Moreninhas.

Serão exibidos filmes do início do cinema, produções do fim do século 19 e início do século 20: documentários dos irmãos Lumiére; à Lua, de George Méliés; O Homem com a Cabeça de Borracha, de George Méliés; O Grande do Trem, de Edwin Porter; As Consequências do Feminino, de Alice Guy; O Diário de Glumov, de Sergei Eisenstein; e Um Cão Andaluz, de Luis Buñuel e Salvador Dalí.

Oficina de linguagem audiovisual

Em todos os finais de semana, serão realizadas de linguagem audiovisual, ministradas pelo arte educador Gabriel Lima, além das cineastas que fazem parte do cineclube. 

A oficina terá um formato dinâmico e será oferecido um guia de linguagem audiovisual aos inscritos. Durante a parte teórica será trabalhado conteúdo sobre os diferentes aspectos da linguagem audiovisual, sua história, evolução das narrativas e a tecnologia envolvida nessa experiência. As inscrições podem ser feita durante a exibição dos filmes ou solicitada pelas redes sociais do projeto.

Ainda será ministrado conteúdo sobre a sensibilização do olhar, detalhando os aspectos importantes da composição fílmica e ao mesmo tempo a relação com o outro, com o espaço e com as diferenças que o compõem. 

Serviço: O parque Tarsila do Amaral fica na rua Santo Augusto, S/N, Jardim Vida Nova.