Todo o suspense construído pelo Marvel Studios e Sony Pictures em torno do trailer de Homem-Aranha 3: Sem Volta para Casa não poderia ter resultado em outra coisa: o tão aguardado vídeo vazou na internet e confirmou muito daquilo que a gente já esperava. Famoso por sempre dar spoiler sobre as produções, dessa vez não foi o Tom Holland que deixou a informação escapar.

Na verdade, trata-se de uma versão ainda não finalizada do vídeo gravado da tela de um celular em uma qualidade muito baixa, mas o suficiente para mostrar muito daquilo que os fãs queriam ver e também confirmar algumas teorias, incluindo a participação do Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch), a citação ao multiverso e a aparição dos vilões do Cabeça de Teia de outros filmes, como o Doutor Octopus de Alfred Molina.

Pelo que uma marca d'água na imagem sugere, o vazamento se originou na produtora de efeitos visuais Wassila Lmouaci, da empresa Framestore, que chegou a trabalhar em outros projetos da Marvel, como Homem-Formiga e a Vespa e Thor: Ragnarok.

Essa origem se confirma pelo estado ainda muito cru do trailer, em que vários trechos estão sem efeitos visuais. O Sanctum Sanctorum, por exemplo, aparece como um enorme espaço em branco, com objetos sem texturas, e várias das cenas de ação têm aquela estética de videogame do início dos anos 2000, visto que não receberam todo o tratamento digital necessário.

A aposta de muitos fãs é que esse trailer é o mesmo que a Sony deve mostrar nesta segunda-feira (23) durante o CinemaCon, evento dedicado ao mercado cinematográfico que acontece em Las Vegas. Já havia um burburinho de que teríamos novidades de Sem Volta para Casa na feira, ainda que a portas fechadas, e o vazamento apenas reforça isso.

Agora, com o trailer já circulando pelas redes — ainda que com a sua qualidade de imagem e som bastante precária —, a expectativa é que a Sony reveja sua estratégia de divulgação e traga o vídeo em alta definição o quanto antes para que a gente possa ver todas essas cenas já finalizadas. Se as imagens vazadas já foram o suficiente para deixar todo mundo empolgado, entregar esse material completo vai certamente levar à à loucura.

O que tem no trailer?

Se você não quer saber o que o trailer vazado de Homem-Aranha 3: Sem Volta para Casa e prefere esperar a versão completa, aconselhamos a parar por aqui, pois podemos trazer alguns spoilers sobre a trama do longa — embora nada que os rumores anteriores já não tenham revelado.

Como era de se esperar, o trailer começa repercutindo a revelação de Mistério em Longe de Casa de que Peter Parker (Tom Holland) é o Homem-Aranha e que o herói foi o responsável por sua morte. Diante disso, vemos o adolescente tendo de encarar tanto as responsabilidades dessas acusações quanto o julgamento das pessoas e as consequências disso tudo na vida de seus amigos e familiares.

Por isso, o herói vai até o Sanctum Sanctorum pedir um favor ao Doutor Estranho: que o Mago Supremo realize um feitiço que faça com que as pessoas esqueçam a sua identidade secreta. Esse artifício mágico é algo que a gente já tinha visto nos quadrinhos alguns anos atrás, quando o próprio Parker fez um pacto com o vilão Mefisto para que ninguém mais se lembrasse que ele era o Amigão da Vizinhança — o que fez também com que seu casamento com Mary Jane fosse apagado.

Voltando ao trailer, Wong (Benedict Wong) aconselha Doutor Estranho de que ele não faça o feitiço, pois é muito perigoso, mas o Mago Supremo faz mesmo assim e é aí que as coisas parecem dar muito errado.

A partir daí que vemos uma série de cenas de ação ainda não-finalizadas que sugerem a aparição dos vilões dos filmes anteriores, incluindo uma bomba do Duende Verde e raios do Electro — embora eles apareçam amarelos, como nos gibis, ao invés do azul que vimos em O Espetacular Homem-Aranha 2. E é após ouvirmos alguém falar para que Peter Parker tenha cuidado com o que deseja que vemos Alfred Molina entrar em cena com seus tentáculos de Doutor Octopus e o trailer acaba.

O mais interessante é que isso coincide perfeitamente com o roteiro vazado e com todas as especulações e rumores que vêm sendo discutidos desde então. Não vimos qualquer menção ao demais Homens-Aranha de Tobey Maguire e Andrew Garfield, mas as mesmas fontes que afirmavam a história do feitiço do Doutor Estranho que deu errado e o retorno dos vilões também apontam para a aparição dos antigos protagonistas, o que apenas reforça esse tese.

Homem-Aranha 3: Sem Volta para Casa chega aos cinemas em dezembro deste ano, então é muito provável que o vazamento abra as portas para o material de divulgação que vejamos muito mais sobre o longa a partir de agora — ou é assim que esperamos.

Veja o vídeo vazado do trailer de Homem-Aranha 3