O audiovisual tem o potencial de desenvolver a formação cognitiva de adolescentes. É deste ponto de partida que a Transcine – Cinema em Trânsito, dentro do seu projeto mais recente “Edição Parques da Cidade”, percorre bairros da periferia de Campo Grande para realizar oficinas de vídeo com alunos de escolas públicas e Ongs.

O projeto da Transcine, “Edição Parques da Cidade” também promove sessões de cinema gratuitas.

“A Transcine tem realizado sessões de cinema pelos bairros e, posteriormente, promove a oficina de audiovisual com adolescentes dessas comunidades. É uma  forma de estimular a criatividade e o conhecimento dessa geração que tem muito contato com o audiovisual, principalmente, através de mídias como YouTube, e TikTok”, pontua Cátia Santos, fotógrafa e uma das idealizadoras do projeto.

Da teoria à prática

Nesta sexta-feira (19), encerra a oficina no bairro Noroeste da Capital. Em seguida, será a vez do Conjunto receber a atividade nos dias 25 e 26 de novembro. A estimativa é de que o projeto já tenha reunido mais de 70 alunos.

“Aprendi técnicas de edição de vídeos que desconhecia e vi que muita coisa que eu fazia não era certo, tipo na hora de enquadrar imagens ou coisas parecidas e o legal é que vou poder fazer um trabalho da com o que aprendi”, conta Raíssa Pessoa, da escola cívico militar Prof Tito – Jardim Anache.

Ao todo, três oficinas já foram concluídas: Escola Estadual Sebastião Santana de Oliveira/Conj. José Abrão; Escola Cívico Militar Professor Alberto Elpídio Ferreira Dias – Prof. Tito/Jardim Anache e Escola Estadual Neyder Suelly/Aero Rancho.