Documentário aborda problemática das crianças indígenas kaiowá e guarani em Dourados
O jornal Le Monde Diplomatique Brasil e a Muzungu Producciones estrearam nesta terça-feira (24) o filme documentário “Negligência de Quem?”
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O jornal independente Le Monde Diplomatique Brasil e a Muzungu Producciones estrearam nesta terça-feira (24) o filme documentário “Negligência de Quem?” para abordar a problemática de crianças indígenas kaiowá e guarani em situação de acolhimento institucional em Dourados – MS. Um dos temas do filme dirigido por Joana Moncau é a o drama e choque cultural vivido por algumas mães que tiveram seus filhos levados a esses abrigos.
Os documentaristas Joana Moncau e Spensy Pimentel acertam ao propor como ponto de partida a indagação: “Negligência, de quem?”. Embora exista uma variedade de explicações para a motivação de cada caso de institucionalização de crianças indígenas, a maioria aponta para a insuficiência do Estado em oferecer respostas aos problemas sociais denunciados pelos Kaiowá e Guarani.
Nos anos 2000, ganharam destaque nacional na imprensa as denúncias sobre mortes de crianças indígenas por desnutrição em Mato Grosso do Sul. O estado concentrou, por volta de 2004/2005, um alto índice de registros de mortalidade infantil, o que foi objeto de investigação de duas Comissões Parlamentares de Inquérito.
O Estado brasileiro, ao liberar as terras kaiowá e guarani para as frentes de colonização, no século passado, confinou esses povos em oito reservas indígenas espalhadas pelos municípios do Sul de Mato Grosso do Sul. A interferência trouxe mudanças no dia a dia dos indígenas na aldeia e relações parentais desse povo retratas no documentário que você assiste na íntegra abaixo:
Ainda nesta terça-feira (24), acontece debate à respeito do filme documentário no canal no Youtube do Diplomatique, às 17h. A mediação será feita por Spensy Pimentel, antropólogo e jornalista.
Participam do debate: Janete Alegre, liderança indígena e integrante da Kuñangue Aty Guasu – Grande Assembleia das Mulheres Kaiowa e Guarani; Marco Antonio Delfino de Almeida, procurador do Ministério Público Federal (MPF) em Dourados (MS); Silvana Jesus do Nascimento, antropóloga sul-mato-grossense, doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Neyla Ferreira Mendes, defensora pública e Coordenadora do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Povos Indígenas e de Igualdade Racial e Étnica – NUPIIR.
Sinopse: “Negligência, de quem?” mostra os choques culturais envolvidos na retirada de crianças indígenas das aldeias de Dourados pelos serviços de acolhimento, muitas vezes, sob a justificativa de “negligência” dos pais, ou seja, por uma suposta falta de “cuidado”. O filme retrata e discute os efeitos devastadores desse processo nas vidas de quatro mães indígenas cujos filhos foram levados a abrigos urbanos.
Ficha Técnica
Realização: Muzungu Producciones
Apoio: Le Monde Diplomatique Brasil
Direção: Joana Moncau
Consultores: Ruth Gomes e Spensy Pimentel
Argumento e assistente de roteiro: Spensy Pimentel
Câmera, roteiro, montagem e finalização: Joana Moncau
Notícias mais lidas agora
- Jeep roubado de ex-superintendente morto a pauladas e facadas é encontrado pela polícia
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
Últimas Notícias
Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
Delegado foi acusado de tortura e sequestro de presos
‘Firme e forte’: Lula caminha por hospital e diz que está pronto para voltar para casa
Presidente passou por cirurgias após queda
Área queimada no Pantanal em 2024 foi três vezes maior do que em 2023, aponta Cemtec
Aumento é de 220,8% em relação ao mesmo período de 2023, que registrou 505.525 hectares queimados
Fundação de Cultura de MS abre edital para selecionar artesãos para ministrar oficinas no Estado
As inscrições vão de 23 de dezembro a 21 de janeiro de 2025
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.