Os ipês brancos estão espalhados por Campo Grande e após a nossa galeria de fotos na tarde deste domingo (8), leitores do Jornal Midiamax compartilharam nos comentários da postagem diversos flagras das belas flores de ipês presentes em pontos da cidade e até no estado.

Ipê-branco (Tabebuia roseoalba) é uma árvore brasileira, descrita inicialmente em 1890 como Bignonia roseo-alba. Seus nomes, tanto científico quanto popular, vêm do tupi-guarani: ipê significa “árvore de casca grossa” e tabebuia é “pau” ou “madeira que flutua”.

É uma árvore usada como ornamental, nativa do cerrado e pantanal brasileiros. É conhecida como planta do mel no Brasil e Argentina, podendo alcançar de 7 a 16 metros de altura, com tronco medindo de 40 até 50 cm de diâmetro.

Os ipês começaram a aparecer em Campo Grande em julho. O ipê-roxo, que é o primeiro a florir, costuma aparecer entre junho e agosto; o ipê-amarelo, símbolo de Campo Grande, entre agosto e setembro; por fim, o ipê-branco, enfeita a cidade ente os meses de setembro a outubro.

Trata-se de um tipo de ipê muito apreciado por sua beleza e exuberância, ficando totalmente branco durante um período muito curto, pois sua floração não dura mais do que dois dias. Confira alguns dos registros dos leitores compartilhados nas redes sociais: