Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

‘Vira-lata caramelo’ pode virar manifestação cultural imaterial da cidade de Dourados

Vira-lata caramelo simboliza a convivência urbana e reflete a identidade social do município
Celso Bejarano -
caramelo
Ilustrativa - cachorro 'caramelo'. (Madu Livramento, Midiamax)

Protocolada na Câmara dos Vereadores de , proposta prevê o reconhecimento da expressão “vira-lata caramelo” como protesto cultural imaterial da cidade de Dourados. A cidade, segunda potência econômica de , fica a 225 quilômetros de .

Essa proposta foi apresentada pela vereadora Karla Gomes dos Santos, do . Assim, conforme o texto, fica reconhecida como manifestação cultural imaterial do município de Dourados a expressão ‘vira-lata caramelo’.

Isso em razão da relevância simbólica, tanto na vida urbana quanto na convivência entre os seres humanos e os animais, “representando um elemento característico da identidade e das dinâmicas sociais da cidade, além de sua conexão com os princípios de resiliência, adaptação e diversidade cultural das populações locais”, diz o projeto.

Patrimônio cultural

De acordo com a justificativa da lei proposta pela vereadora, “o presente propõe o reconhecimento do vira-lata caramelo como patrimônio cultural do município de Dourados, em conformidade com a Lei n° 8.313/1991, que institui o Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), voltado à preservação e valorização de bens culturais e produtos culturais”.

Ainda, diz a peça, que o ‘vira-lata caramelo’ simboliza a convivência urbana e que reflete a identidade social de Dourados. “O reconhecimento do vira-lata caramelo como patrimônio cultural tem o potencial de gerar produtos culturais, como eventos, publicações e ações educativas, que contribuirão para a valorização e o fomento à cultura local”, afirma a vereadora no pedido.

Também, segundo a parlamentar, o projeto está alinhado aos objetivos do Pronac, já que busca preservar o símbolo cultural, mas também fortalecer a cultura local.

A matéria ainda aguarda Parecer da Procuradoria.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ação troca materiais recicláveis por alimentos de hortifrúti em Campo Grande

Dupla com atleta de MS, George/Saymon conquistam bronze no Rei e Rainha da Praia na Holanda

Prepare-se: Inmet alerta para chuvas, ventos fortes e geada em MS a partir desta segunda

Funsat retorna do ‘feriadão’ com 2.081 vagas de emprego em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Malebolge: investigado acusa Gaeco de ‘pesca probatória’ e apreensão indevida de documentos

Há um ano, Banho de São João era marcado por fogo no Pantanal

Morre homem atingido por tiros em emboscada no Jardim Aeroporto

Ópera francesa

Ópera francesa e filme de Béziat celebram a cultura francesa em espetáculo gratuito na UFMS

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Oscar vai entregar prêmios honorários a Tom Cruise e Dolly Parton

Cruise foi idicado três vezes ao Oscar por suas atuações em Nascido em 4 de Julho (1990), Jerry Maguire (1997) e Magnólia (2000), e uma vez como produtor de Top Gun: Maverick (2023), porém nunca ganhou uma estatueta

Esportes

Times de Campo Grande assumem liderança dos grupos do Estadual Sub-20

No grupo A, o Esporte Clube Campo Grande lidera com sete pontos, enquanto o Grêmio Santo Antônio é o primeiro do B com seis pontos

Cotidiano

De Spin a Crosser, leilão do Detran-MS tem mais de 120 veículos aptos à circulação

Ao todo, o leilão oferta 94 motocicletas e 33 automóveis

Brasil

Brasil condena ataques de Israel e dos EUA a instalações no Irã

Governo brasileiro condenou "com veemência" ataques militares de Israel e, mais recentemente, dos Estados Unidos, contra instalações nucleares "em violação da soberania do Irã e do direito internacional"