Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Tem perigo? Voos de balão em MS passam pelo Pantanal e operam ‘por conta e risco’

Balões voam sem regulamentação e, além do Pantanal, passam por cima de cidade em MS
João Ramos -
balonismo em mato grosso do sul
Balonismo em Mato Grosso do Sul passa pela região do Morro do Paxixi. (Foto: @luizfelipemendes)

A queda de um balão de passeio que matou oito pessoas no último sábado (21), em Santa Catarina, levantou temor na cidade de , em , onde atua a primeira operadora de voos desse tipo de transporte no Estado.

Recente na região, o balonismo como atividade turística começou oficialmente em março deste ano. Os dirigíveis saem do distrito de Camisão e passeiam pelo Pantanal, com uma vista pra lá de verde e deslumbrante.

Contudo, assim como em qualquer outro lugar do país, a prática ocorre sem regulamentação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Nas palavras da Anac, “por conta e risco dos envolvidos”.

Esta informação foi confirmada pelo município de Aquidauana, em nota emitida nesta segunda-feira (23), após moradores da cidade e os próprios turistas expressarem preocupação diante do acidente em Santa Catarina.

balonismo em mato grosso do sul
Balão sobrevoa a cidade. (Foto: Fialho Produções)

Brasil não tem regulamentação para a prática de balonismo

Para sanar dúvidas e esclarecer se há ou não perigos para os aventureiros, a Prefeitura Municipal de Aquidauana detalha quais medidas são adotadas em relação à prática de balonismo na cidade.

“A atividade é considerada um esporte de natureza aérea e, por isso, não há atualmente uma lei federal, estadual ou municipal que regulamente especificamente essa atividade. Inclusive, conforme informado pela própria Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), não existe regulamentação específica para balonismo que seja de competência do município”, ressalta o Executivo municipal.

A Prefeitura ressalta que não há registro de acidentes envolvendo balões na cidade, mas diz entender a preocupação da população. Por isso, mesmo não sendo responsável pela fiscalização da atividade, o município afirma que tem atuado dentro de todas as suas competências legais para garantir a segurança de todos.

balonismo em mato grosso do sul
Passeio tem trajeto pelo Pantanal. (Foto: Reprodução das Redes Sociais)

O que a Prefeitura exige?

Na declaração, a Prefeitura alega exigir a apresentação de toda a documentação que comprove que a empresa está apta a realizar a atividade — isso antes de conceder o alvará de funcionamento para qualquer empresa que realize passeios de balão na cidade.

Alguns dos documentos exigidos são:

• Autorização de operação da Anac;
• Documentos que comprovem a aeronavegabilidade do balão;
• Habilitação dos pilotos junto aos órgãos competentes;
• Comunicação e autorização do , quando aplicável;
• Indicação das áreas autorizadas para decolagem e pouso.

Reforçamos que o Município só pode agir dentro dos limites que a lei permite, conforme determina o artigo 33 da Constituição Federal, que estabelece as competências dos entes municipais. Assim, a fiscalização de eventuais incidentes durante os voos ou no espaço aéreo é de responsabilidade dos órgãos federais competentes, como a própria Anac e, quando necessário, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa)”, salienta.

Por fim, a nota de esclarecimento diz que os motoristas responsáveis pelo transporte de passageiros em solo também devem apresentar habilitações compatíveis com os veículos utilizados. “Todas as exigências legais de competência do município já são rigorosamente cumpridas”, garante a Prefeitura.

Habilitação técnica para pilotos de balão ainda não existe no país

Embora a regulamentação ainda não exista, a operação “por conta e risco” pode chegar ao fim muito em breve. Isso porque, após o acidente em Santa Catarina, o Ministério do informou que pretende avançar ainda esta semana as discussões para regimentar a exploração do balonismo no país.

Em reunião com entidades interessadas, o Ministério deverá chegar a um consenso sobre como será feita essa inspeção. Segundo a pasta, o assunto é discutido desde o início do ano. Enquanto isso, ainda não há nenhuma habilitação técnica para pilotos de balão de ar quente, nem certificação que ateste a segurança dos veículos.

Em nota, o Ministério do Turismo diz que o objetivo é fazer com que o país “possua uma regulamentação específica e clara para a operação de voos de balão em atividades turísticas, visando garantir a segurança dos praticantes e impulsionar o desenvolvimento desse segmento no Brasil”. Até o momento, o que se sabe é que o Sebrae está envolvido no debate.

Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo encontrado em córrego de Ribas do Rio Pardo é de operador de máquinas desaparecido

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

Últimas Notícias

Polícia

Pitbull é resgatado em meio a fezes, sem água e comida, no Santo Eugênio

Animal estava amarrado e exposto ao frio

Política

STF tem placar de 4 votos a 0 para manter cautelares contra Jair Bolsonaro

Ainda falta o voto do ministro Luiz Fux

Política

Barroso saiu dos EUA quatro dias antes de anúncio de revogação de vistos

Ministro chegou ao país no dia 4 e foi embora no dia 14

Política

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Apenas três estarão fora da lista de sancionados pelo governo norte-americano