Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

‘Passa o celular! Perdeu, moça’: criança de 8 anos brinca de ser assaltante com simulacro e gera revolta em Campo Grande

Vítima da "brincadeira", moradora levou um susto e fez perguntas ao menino, que deu uma resposta surpreendente
João Ramos -
criança brinca assaltar
Menor de idade anunciou assalto para moradora na rua e só depois revelou ser brincadeira - (Foto: Freepik, Reprodução)

Perplexa ao ser surpreendida nas ruas de por uma criança portando um simulacro na mão e anunciando um , uma moradora da Capital decidiu compartilhar seu relato e sua indignação com o Jornal Midiamax, após caso semelhante ir parar na delegacia e virar notícia no último fim de semana.

Ao saber que no domingo (26) uma senhora de 60 anos denunciou o sobrinho, de 12 anos, por ter feito sinal de arminha em sua direção, a campo-grandense trouxe à tona uma situação ainda mais inusitada envolvendo outro menor de idade e, não apenas um gesto de tiro, mas a simulação de um crime à mão armada, no Colúmbia.

“Parei de moto embaixo de uma árvore para atender o celular, quando veio uma criança, de aproximadamente 8 anos, me apontando uma arma e dizendo: ‘Passa o celular! Perdeu, moça'”, revela a .

Incrédula com o que estava acontecendo, ela logo notou que o revólver na mão do menino se tratava de um simulacro – imitação de arma de fogo, geralmente de plástico, com aparência muito semelhante à de uma pistola verdadeira.

“Sem reação, olhei para a criança e percebi que a arma não era de verdade. Então disse a ele: ‘É isso que você quer ser quando crescer? Um marginal?’“, indagou a moradora, que recebeu uma resposta surpreendente do garoto. “Ele riu e disse ‘quero ser polícia, só estou brincando'”, detalha ela.

Revolta

O episódio revoltou a campo-grandense, que se não tivesse vivido na própria pele e visto com os próprios olhos, acharia difícil de acreditar. “Cadê esses pais que deram um simulacro para a criança brincar de assaltante na rua?”, questiona.

Por fim, ela afirma que o objeto na mão do menor “não era uma arminha de brinquedo não, era um simulacro, idêntico a uma arma de verdade”, declara.

Preocupante?

A história que motivou a motociclista a trazer à tona sua vivência figurou entre as notícias do final de semana e envolve uma senhora de 60 anos, que procurou a polícia para denunciar o próprio sobrinho, de 12, por ter feito gesto de arminha com as mãos em sua direção. Temendo a atitude do familiar, a registrou a ocorrência e o caso deu o que falar nas redes sociais.

Para a psicóloga da infância Ana Clara Marques, os relatos acima descritos evidenciam a necessidade do cuidado com os exemplos que as pessoas mais próximas dão aos pequenos, bem como a importância da restrição do acesso a conteúdos violentos.

“O que fica evidente são as referências que essas crianças estão consumindo. Muitas vezes não é um pai ou uma mãe que ensina o filho a fazer sinal de arminha ou ser agressivo, ele pode estar simplesmente assistindo a muitos filmes e desenhos que tenham essas ações, ou até mesmo jogando jogos com essas características”, comenta.

Brincar de assalto X fazer sinal de arminha

A psicóloga ainda ressalta que há um abismo entre fazer gesto de tiro e simular um assalto com simulacro nas ruas. “Brincar de ser assaltante é muito mais grave e já mostra o quanto essa criança está confortável e se sente segura para fazer isso no meio da rua. Precisaríamos saber o contexto em que ela vive para entender melhor. Pode ser que tenha contato e presencie isso no dia a dia ou apenas tenha imitado algo que viu na TV, no celular…”, pondera.

no caso do sinal com as mãos, a profissional destaca: “Isso é comum desde sempre, as crianças, normalmente os meninos, têm aquela fase em que ficam obcecados por tiros, armas… então não representa necessariamente um comportamento violento, mas geralmente costuma ser uma forma de se expressar (‘não gosto de você’), ou ainda, de fato, uma ameaça“, enfatiza, reforçando que cada caso é um caso e a generalização não é adequada.

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Polícia indicia motorista de ônibus que causou acidente com morte de médica e idoso na BR-262

Vista aérea de Brasilândia; município fez aquisição de aparelhos de ar-condicionado e climatização (PMB, Divulgação)

Contrato para manutenção de frota recebe aditivo de R$ 2,13 milhões em Brasilândia

Quem é a jovem achada morta no RJ com o corpo mutilado por cães

ponte madeira

Com aditivo de R$ 657 mil, contrato para manutenção de pontes é prorrogado em Bonito

Notícias mais lidas agora

Investigação aponta que Claudinho Serra recebia propina pelos pais: ‘Levar encomenda’

ataque onça pantanal 2

Ataque e morte de Jorginho por onça no Pantanal teve motivação; saiba qual

Secretários de MS retidos em Israel podem ser escoltados por terra até a Jordânia

Churrasqueiro de MS promove costelada para arrecadar fundos e viajar até campeonato nos EUA

Últimas Notícias

Polícia

Polícia investiga maus-tratos em casos de cachorros encontrados sujos de ‘piche’

Cachorros foram encontrados cobertos de 'piche' em bairros da região oeste de Campo Grande

Esportes

São Paulo fecha contrato com Hernán Crespo

Contrato tem vigência até o final de 2026

Mundo

Oposição de Netanyahu passa a apoiar ataques contra o Irã

Oposição planejava derrubar Netanyahu do poder antes dos ataques ao Irã

Polícia

Durante perseguição, motorista capota veículo carregado com drogas e foge a pé em MS

Na ação, ninguém foi preso, contudo, foram apreendidos 638 kg de maconha e 20 kg de skunk