Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Ópera e filme de Béziat celebram a cultura francesa em espetáculo gratuito na UFMS

O espetáculo ocorre na próxima terça-feira (24), no auditório Arquiteto Jurandir S. Nogueira, em Campo Grande
Lethycia Anjos -
Ópera francesa
Ópera francesa (Divulgação, UFMS)

Para celebrar a cultura francesa no Brasil, a Aginter (Agência de Internacionalização) e o Progeli (Programa de Extensão de Ensino de Línguas) promovem um espetáculo gratuito que une música e cinema. O evento ocorre na próxima terça-feira (24), a partir das 18h30, no auditório Arquiteto Jurandir S. Nogueira, na Cidade Universitária da (Universidade Federal de ).

A programação conta com a apresentação de trechos da ópera-balé Les Indes Galantes, do compositor barroco Jean-Philippe Rameau. Também haverá a exibição do filme Indes Galantes, dirigido pelo cineasta francês Philippe Béziat.

Conforme a UFMS, o evento faz parte das comemorações da Fête de la Musique 2025 e é aberto a toda a comunidade acadêmica.

Obra-prima do barroco francês

Considerada uma obra-prima do barroco francês, Les Indes Galantes expressa a visão estilística de Rameau e o espírito iluminista da época. Em seus quatro atos aborda temas como o amor, o encontro entre culturas e a harmonia entre os povos.

Durante o evento, o professor Marcelo Fernandes, da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação, fará uma apresentação especial com adaptações de dois trechos da ópera, Minueto e Finale, em versão para cravo.
Na sequência, haverá a exibição do longa-metragem Indes Galantes, uma releitura contemporânea da obra de Rameau, encenada na Ópera da Bastilha, em Paris. O filme une cantores líricos a dançarinos de hip-hop e krump, promovendo um diálogo inusitado entre a música clássica e as expressões urbanas contemporâneas.

Conforme Loïc Le Morvan, professor assistente de Francês da Aginter, tanto a ópera quanto o filme reforçam o valor do encontro com o novo e com o diferente. Além disso, propõe a reflexão sobre pertencimento e diversidade cultural.

“De uma maneira idealizada, a ópera Les Indes Galantes já tratava de encontros entre culturas e da possibilidade de harmonia entre os povos. Já o filme pega essa ideia e atualiza totalmente. Coloca no palco da Ópera da Bastilha dançarinos de hip-hop, de krump, jovens de periferia, gente que talvez nunca tivesse se visto representada nesse tipo de espaço. De um lado, a música clássica. Do outro, as expressões contemporâneas. E tudo isso junto em completo diálogo. Ou seja, uma ponte entre o clássico e o urbano, o erudito e o popular, o passado e o presente”, detalha.

Ao final da programação, haverá uma roda de conversa em português e francês, com a presença de representantes da Apfems (Associação dos Professores de Francês do Mato Grosso do Sul). A ideia é debater as experiências e reflexões proporcionadas pelo evento.

Fête de la Musique

Conhecida também como o Dia Mundial da Música, a Fête de la Musique consiste em um festival anual criado em 1982 pelo Ministério da Cultura da França. Celebrado em 21 de junho, durante o solstício de verão no hemisfério Norte, o evento tem como objetivo reunir músicos amadores e profissionais em apresentações gratuitas nos espaços públicos, promovendo o acesso democrático à música ao vivo.

Com o passar dos anos, a celebração ultrapassou fronteiras e se tornou um festival global, realizado atualmente em mais de 120 países. Em sua 43ª edição, a Fête de la Musique busca impulsionar a descoberta de novos talentos e promover a música como forma de expressão.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo encontrado em córrego de Ribas do Rio Pardo é de operador de máquinas desaparecido

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

Últimas Notícias

Polícia

Pitbull é resgatado em meio a fezes, sem água e comida, no Santo Eugênio

Animal estava amarrado e exposto ao frio

Política

STF tem placar de 4 votos a 0 para manter cautelares contra Jair Bolsonaro

Ainda falta o voto do ministro Luiz Fux

Política

Barroso saiu dos EUA quatro dias antes de anúncio de revogação de vistos

Ministro chegou ao país no dia 4 e foi embora no dia 14

Política

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Apenas três estarão fora da lista de sancionados pelo governo norte-americano