Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Onça suspeita de matar caseiro irá para o Bioparque Pantanal após tratamento no Cras?

Enfrentando sérias complicações de saúde e sem condições de se manter em seu habitat natural, onça viverá em cativeiro até o fim de seus dias
João Ramos -
onça bioparque vai para o cras
Bioparque tem sido destino de animais que passam pelo Cras e não podem voltar para a natureza - (Fotos: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax e Saul Schramm/Secom)

Animais resgatados pelo Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), em (MS), e impossibilitados de retornar à natureza costumam ir para o Bioparque Pantanal após o período de recuperação. Foi assim com a loba Delinha, a jiboia Rachel Carson, a píton albina Capitu e tantas outras diversas espécies que ganharam acolhimento no complexo após passarem por atendimento no órgão.

Há uma semana, o Cras de Campo Grande recebeu uma onça-pintada capturada no pesqueiro Touro Morto, no pantanal sul-mato-grossense. O animal é suspeito de ter atacado e devorado o caseiro Jorge Ávalo, em caso extraordinário envolvendo a espécie, e muita gente quer saber onde ele vai morar quando estiver devidamente reabilitado.

Seria o Bioparque Pantanal o destino do felino, seguindo a sina das cobras resgatas de um circo e da loba salva de um incêndio?

onça caseiro bioparque
Alguns dos animais que foram do Cras para o Bioparque em Campo Grande – (Fotos: Bioparque Pantanal e Nathalia Alcântara)

Onça ficará em cativeiro até o fim de seus dias, mas não no Bioparque

O que se sabe até então é que, assim como os demais animais mencionados, a onça-pintada suspeita de matar Jorginho não voltará para a natureza. Enfrentando sérias complicações de saúde e sem condições de se manter em seu habitat de origem, o felino viverá em cativeiro até o fim de seus dias.

Agora monitorado pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), “o animal deverá ser destinado a uma instituição mantenedora de fauna apta a recebê-lo”, conforme informado pelo órgão ambiental em nota.

onça caseiro bioparque
Momento em que onça chegou ao Cras – (Foto: Saul Schramm/Secom)

Em , o Bioparque Pantanal é uma das principais instituições mantenedoras de fauna e já está habituado a receber exemplares vindos do Cras. Por isso, seria uma alternativa lógica para a onça se não fosse a estrutura.

Ao ser questionado pelo Jornal Midiamax se há alguma possibilidade de abrigar a felina quando ela estiver recuperada, o complexo responde:

“O Bioparque Pantanal informa que não recebeu nenhuma demanda formal relacionada ao acolhimento de onça-pintada. De acordo com as normativas, os nossos recintos não comportam animais do porte da onça, o que contrariaria nossas normas de bem-estar animal“, esclarece o empreendimento, salientando que o exemplar não deverá ser realocado no principal ponto turístico de Campo Grande.

Bioparque afirma não ter espaço para receber onça – (Foto: Arquivo Midiamax)

Captura da onça após morte de caseiro

O animal em questão é um macho de aproximadamente 9 anos e 94 quilos, considerado magro para a espécie. A captura aconteceu na madrugada do dia 24 de abril, três dias depois do caseiro ser atacado no Pantanal sul-mato-grossense, nos arredores da casa onde ele morava. Cerca de 10 militares participaram da ação.

No entanto, a polícia reforça que não é possível afirmar que foi esta a onça que matou Jorginho. “Capturamos porque era a que estava rondando a casa, está magra e abatida. Mas como ele (o caseiro) foi arrastado para o mato, outros animais podem ter atacado e comido”. Além disso, a PMA (Polícia Militar Ambiental) já havia dito que mais exemplares da espécie circulam pelo local.

Jorge Ávalo trabalhava como caseiro no pesqueiro onde teria sido morto por onça – (Foto: Arquivo Pessoal)
Jorge Ávalo trabalhava como caseiro no pesqueiro onde teria sido morto por onça – (Foto: Arquivo Pessoal)

Onça tem anemia, problemas renais e intestinais

Uma semana após ser capturada, a onça-pintada segue em atendimento veterinário no Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), debilitada e sob cuidados por ter sido encontrada “combalida”, segundo nota divulgada pelo Governo do Estado.

Ultrassom abdominal mostrou alterações agudas no fígado e nos rins do felino, que não indicam — neste momento — insuficiência dos órgãos, além de indicar que o exemplar está com anemia leve.

“O animal apresenta desidratação, alterações hepáticas, renais e gastrointestinais. Para concluir o diagnóstico do estado de saúde, os veterinários aguardam laudos e resultados de exames complementares — de raio-x, ultrassom e hemograma — para uma melhor avaliação”, aponta a nota.

onça caseiro bioparque
Onça logo após captura no Pesqueiro Touro Morto – (Foto: PMA)

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
nublado tempo

Antes de frente fria, domingo será de sol entre nuvens em MS

Nas bombas

Locais que EUA atingiram no Irã representam núcleo da infraestrutura nuclear iraniana

VÍDEO: Homem é preso após agredir ex-namorada em Nova Alvorada do Sul

Notícias mais lidas agora

acidente

Ferrovias abandonadas e rodovias precárias expõem descaso que resultou em tragédia na BR-262

feminicidio ms doralice casa

MS registra 16º caso de feminicídio: Doralice foi morta a facadas dentro de casa

Homem é encontrado nu e ensanguentado em frente a atacadista na Av. Fábio Zahran

Benedito Ruy Barbosa recebe alta e deixa hospital após um mês internado

Últimas Notícias

Mundo

Irã responde aos ataques dos EUA com novos bombardeios a Israel

Ao menos 23 ficaram feridos, segundo autoridades locais

Polícia

Homem é encontrado nu e ensanguentado em frente a atacadista na Av. Fábio Zahran

Uma pá de ponta foi encontrada ao lado da vítima e a suspeita é de espancamento

Esportes

Onde assistir: gigantes europeus encerram 2ª rodada da Copa do Mundo de Clubes neste domingo

Real Madrid, Juventus e Manchester City vão à campo

Sérgio Cruz - O dia na história

1913 – Circula o primeiro jornal de Campo Grande

Foi impresso em papel couché, importado do Paraguai e teve quatro páginas