Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

MS também é destino para escalada e fez até chileno ficar: ‘É mais seguro que sair na rua’

Bem longe de onde Juliana morreu, praticantes daqui se dizem apaixonados pelo mesmo esporte e o defendem: 'É seguro e tem adrenalina e paixão'
Graziela Rezende -
(Henrique Arakaki/Jornal Midiamax)

A morte da brasileira Juliana Marins, que praticava esporte em altura na Indonésia, quando houve uma queda, na última semana de junho, ainda repercute e causa muita tristeza entre os praticantes. Aqui em , os defensores dizem estar solidários com a dor da família e continuam a defender a escalada ressaltando o quanto é seguro.

“Eu sou apaixonado pelo esporte, gosto de vários, porém, a escalada é o que eu mais tenho praticado aqui na região de Campo Grande, e Piraputanga, é uma paixão, não só adrenalina, tem o fato da gente estar subindo, ficar muito alto, pendurado por uma corda e se desafiando, mas eu gosto muito também da questão da interação com a natureza, estar no mato e poder realmente interagir, saindo desta loucura da cidade”, argumentou Miguel Ángel Aguilar, de 45 anos, guia de turismo e networker.

De acordo com Miguel, que é natural de Santiago, no Chile, a intenção era vir para Mato Grosso do Sul somente para aprender português, mas, as belezas naturais o fizeram permanecer, desde 2011. “No meu caso, gosto também de escalar de noite. Sinto que proporciona diferentes sensações e é um pouco intimidante, mais do que o normal. E nos proporciona muitas belezas, sinto uma sorte enorme ao ver o céu estrelado”, argumentou.

‘Me sinto pequeno e efêmero quando olho para o céu’, diz Miguel

Recentemente, o chileno conta que fez um curso de astroturismo também, principalmente por se interessar pelo tema. “As estrelas, as constelações, gosto bastante, é algo que me intimida. E nesses passeios o fotógrafo estava junto, com uma câmera, lente apropriada e ainda fez a foto sem tripé, ficaram incríveis, mostraram ainda mais a sensação que a gente tem, é paixão mesmo, é entender também que a gente é pequeno e efêmero quando olha para o céu”, comentou.

Por fim, o chileno comenta que a escala é uma “experiência recomendável para todo mundo” e não só para quem já escala. Aliás, Miguel fala que o esporte o fez permanecer aqui. Inicialmente, pretendia ficar somente três anos no Brasil, mas estendeu a viagem muito mais do que imaginava, ainda mais ao conhecer a mãe de sua filha, no Mato Grosso do Sul.

“Aqui tem muitos locais, em Campo Grande, Piraputanga, , , Rio Negro, muitos lugares. Conheço mais pessoas que se machucaram jogando do que escalando e acho até que é mais seguro do que sair na rua, porém, na escalada, a gente tem de fazer todos os procedimentos, com muito conhecimento e atenção, para diminuir as ações inseguras”, finalizou.

Confira as imagens da escalada noturna em MS:

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
joao gomes show em campo grande fãs

‘Queria ser a primeira, e fui’: fã faz loucura para ver João Gomes em Campo Grande

Sinner derruba Alcaraz e vence Wimbledon pela primeira vez

joao gomes show em campo grande

Após dormir em aeroporto, João Gomes se pronuncia sobre show em Campo Grande: ‘primeiramente’

Lula assina MP com isenção para taxímetros e assiste filme nacional nesta segunda-feira, 14

Notícias mais lidas agora

operação turn off

Turn Off: Justiça cita prejuízo de R$ 12 milhões ao manter bens de ex-servidora bloqueados

Julgamento de PM que matou bioquímico em sala de cinema segue sem data marcada

Entregador

Jovem tem orelha dilacerada e artéria rompida após ataque de pit bulls no Jockey Club

luis henrique tapa em joao pedro

Final do Mundial tem confusão generalizada pós-jogo e tapa de Luis Enrique em João Pedro

Últimas Notícias

Famosos

Fabiano sofre acidente de carro a caminho de show com César Menotti

César Menotti não estava com o irmão pois já se encontrava na cidade onde a dupla tinha show marcado

Esportes

Seleção feminina de futebol oscila, mas vence Venezuela em estreia na Copa América

Longe de empolgar, a seleção brasileira feminina de futebol derrotou a Venezuela por 2 a 0, neste domingo, em sua estreia na Copa América. Em noite discreta de Marta, titular, o time de Arthur Elias criou pouco, apresentou falhas no meio-campo no Estádio Gonzalo Pozo Ripalda (Chillogallo), mas confirmou o favoritismo na altitude de 2.850 … Continued

Polícia

Motorista que afundou com carro no Rio Paraguai trabalhava em obra de Porto Murtinho

Corpo foi encontrado há aproximadamente 12 metros da margem e 6 metros de profundidade

Esportes

Corinthians desperdiça ‘caminhão’ de chances, leva gol no último lance e perde do Bragantino

Com o resultado, o Corinthians cai para a 11ª posição, com 16 pontos