Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Livro sobre 15 anos da atuação de ONG no Pantanal será lançado dia 10

A edição bilíngue conta com diversas imagens feitas por mais de 20 fotojornalistas
Priscilla Peres -
Onça no Pantanal (Foto: Gustavo Figueiroa/SOS Pantanal)

Após 15 anos de existência, o Instituto SOS Pantanal lança no dia 10 de março um livro que conta a trajetória da entidade e as mudanças e ameaças do bioma. A edição bilíngue ainda conta com diversas imagens feitas por mais de 20 fotojornalistas, que retratam a exuberância e as ameaças sofridas pelo bioma.

O livro é composto de uma narrativa cronologicamente dividida em cinco capítulos, sendo resultado de uma pesquisa de imersão feita pela jornalista Teté Martinho, autora do conteúdo textual, que reconstitui, a partir de depoimentos de criadores, conselheiros e parceiros, desde as origens, o movimento pioneiro da sociedade civil que culminou na criação do SOS Pantanal.

O livro será lançado no dia 10 de março, a partir das 18h, na Livraria da Travessa, localizada na Rua dos Pinheiros, 513, bairro Pinheiros, em .

Idealizado há mais de duas décadas por um grupo de cientistas, empresários, jornalistas e defensores da questão ambiental, o SOS Pantanal teve como inspiração outro projeto pioneiro, o SOS Mata Atlântica, fundado pelo empresário Roberto Klabin, pelo Fabio Feldmann e por Rodrigo Lara Mesquita, publisher do jornal O Estado de S. Paulo.

Programas de impacto

O livro ainda detalhas fase do Programa Brigadas Pantaneiras, desenvolvido em parceria com o Prevfogo e o dos Estados de Mato Grosso e , para formação de brigadas rurais de combate a incêndios florestais também serviu de inspiração para o desenvolvimento de novas estratégias de diálogo com a sociedade civil em um momento desafiador.

Desde 2020, o Programa Brigadas Pantaneiras já qualificou mais de 400 pessoas, que compõem 27 brigadas espalhadas em mais de 600 mil hectares do Pantanal. Expansão financiada, também, por meio de recursos obtidos em parcerias como a campanha Artistas pelo Pantanal, idealizada pelo Documenta Pantanal.

Em tempo recorde, e contando com a colaboração de curadores e galeristas, a iniciativa reuniu 44 obras doadas por quarenta artistas contemporâneos brasileiros de projeção internacional, como Adriana Varejão, Paulo Bruscky, Jac Leirner e Vik Muniz, e produziu um leilão em prol da formação das brigadas. No total, foram arrecadados R$ 2 milhões.

No capítulo final, Desafios e Caminhos, fica evidente que o alcance de metas ambiciosas como a criação da chamada Lei do Pantanal (que dispõe sobre a proteção dos 9 milhões de hectares do bioma, e cujo périplo está dissecado ao longo de 20 páginas) exigirá, cada vez mais, o fortalecimento de colaborações essenciais, como as parcerias desenvolvidas com Instituto Líbio, Instituto Homem Pantaneiro, Chalana Esperança, Associação Onçafari, Retiro Ecológico Caiman e Instituto Arara Azul.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mesmo após reedição, Câmara dos Deputados pauta urgência para derrubar decreto de IOF

VÍDEO: PM apreende mais de 1,3 toneladas de maconha em MS

Soraya é derrotada e relatório final da CPI das Bets rejeita pedidos de indiciamento

Quem é o homem que sobreviveu à queda de avião na Índia

Notícias mais lidas agora

Justiça suspende ação que pede fim de contrato de R$ 59 milhões do Sigo

clínica comunidade

Defensoria faz ‘batida’ em clínica terapêutica que funcionava após interdição e não encontra ninguém

Papy considera econômico e não explica razão para dobrar valor de contrato jurídico na Câmara

Comércio tem início de tarde tranquilo no Dia dos Namorados

Últimas Notícias

Brasil

Moraes sobre redes: ‘Big techs têm ideologia e não podem querer posar de neutras’

O voto de Moraes é um dos mais aguardados, já que a regulamentação das redes sociais é uma das bandeiras do ministro, estudioso do tema

Famosos

Solteiro, Lucas Lima brinca e faz desabafo no Dia dos Namorados

"É só uma data capitalista", escreveu o ex de Sandy

Esportes

Matheus Cunha assina com o Manchester United até 2030

"Todo o meu foco agora está em trabalhar duro para me tornar uma parte valiosa da equipe", disse o atacante

Cotidiano

Comitê organiza ato em solidariedade ao povo palestino em Campo Grande

A concentração será às 9h, na Praça Ary Coelho, no domingo (15)