Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Grupo de dança Terena funda associação com consultoria do Comitê de Cultura de MS

Grupo Haná’iti Kipâe’ percorre aldeias e cidades do Brasil mantendo as tradições culturais do povo terena
Monique Faria -
Grupo Haná’iti Kipâe’ funda associação jurídica. (Divulgação)

No dias 25 e 26 de maio, o grupo de terena Haná’iti Kipâe’, da Taunay Ipegue, em , fundou uma associação jurídica, com auxílio do CCMS (Comitê de Cultura de ). Há dois anos, o grupo percorre aldeias e cidades do Brasil, levando apresentações artísticas como forma de manutenção das tradições culturais do povo Terena.

Com o assessoramento técnico para a fundação jurídica, o grupo conseguiu sair da informalidade. Vale ressaltar que os integrantes do Haná’iti Kipâe’ já dançaram com a ministra dos Povos Indígenas do Brasil, Sonia Guajajara. A apresentação contou com o prestígio do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, da primeira-dama Rosângela Lula da Silva, além de outras autoridades.

“Teremos autonomia jurídica para receber os recursos financeiros que vão auxiliar na manutenção da ‘Dança Terena’, que é uma tradição que muitos indígenas estão perdendo”, afirmou o cacique e um dos fundadores do grupo, Devanilson Paz.

Segundo o cacique, agora com CNPJ próprio, o grupo terá meios para financiamentos, editais públicos e outras formas de apoio institucional.  

“A gente procurou apoio desde 2022, mas sempre encontrava portas fechadas. Hoje em dia, sem ser uma pessoa jurídica, não conseguimos quase nada. Mas agora, com a associação legalizada, a gente espera que o Estado venha, veja a gente, traga projetos, editais, oportunidades. Aqui tem artistas, tem talento, tem cultura viva”, declarou.

Grupo de dança reforça identidade cultural

O nome Haná’iti Kipâe’ significa “Grande Ema” na língua Terena — um símbolo de resistência do coletivo artístico-cultural. Assim, para os integrantes do grupo, a formalização da associação vai além de tudo fortalecer a identidade cultural e social da comunidade.

Para Jonatas Moreira, professor e integrante do grupo, a criação da associação tem impacto direto na juventude da região.

“Com essa associação, os jovens passam a ter outros propósitos e projetos. Ela vai possibilitar acessar recursos e investir em cultura, educação, esporte e ações sociais que fazem muita falta aqui. A dança pode se expandir, chegar a outras regiões, não só de Aquidauana, mas de todo o estado”, destaca.

O presidente da Flor e Espinho — organização da Sociedade Civil celebrante do Comitê de Cultura em MS — Anderson Lima reforçou a importância da Associação Haná’iti Kipâe’ ao manter a memória cultural.

“Queremos ver eles alcançando cada vez mais lugares com a dança que mantém a memória. É um dia muito especial. Essa é a segunda associação indígena que auxiliamos na fundação jurídica. Em fevereiro, foi na Aldeia Limão Verde, com os Brigadistas Indígenas Úne Yoko Yúku. Então, o sentimento que temos é de que estamos no caminho certo”, afirmou.

Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.



Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mora em Três Lagoas? Confira bairros que ficarão sem água na próxima semana

Chuvas continuam no Rio Grande do Sul, mas perdem força

Tributo ao Francisco Cuoco será reexibido pela TV Globo em homenagem ao ator nesta quinta-feira

Colômbia anuncia adesão ao Banco do Brics

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

Ex-gerente do Detran-MS que ‘sumiu’ estava preso por caso de violência contra criança

secretários israel

Secretários de MS embarcam nesta quinta-feira da Jordânia em voo de volta ao Brasil

Após CPI terminar em ‘pizza’, MP abre investigação sobre bets em Mato Grosso do Sul

UFMS promove no sábado edição do Jogos em Família no Ginásio Moreninho

Últimas Notícias

Política

VÍDEO: ‘Fim do pesadelo’, diz secretário de MS em viagem de volta ao Brasil

Secretários de Mato Grosso do Sul embarcaram em voo nesta quinta

Cotidiano

Com aeronave, bombeiros resgatam idoso com problemas respiratórios no Pantanal

Foi estabilizado e transportado para a área urbana da cidade

Brasil

Marcha para Jesus mantém tom político com milhares de pessoas em SP

Marcada novamente por participação de políticos ligados a congregações evangélicas

Trânsito

Carreta pega fogo na MS-134 após vazamento de combustível

Carreta estava sem carga no momento e o condutor não se feriu