Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Gravado com um iPhone em MS, ‘Espectro’ é curta surrealista sobre perda de identidade

Artista plástico perde, gradualmente, a percepção das cores, e é gravado em primeira pessoa, criando, então, uma experiência imersiva e abstrata
Graziela Rezende -
(Divulgação)

Gravado com um 15 Pro Max, em três planos sequência de cinco minutos, o “Espectro” será lançado gratuitamente, em , nos próximos dias. Dirigido por Anderson Antunes, o curta-metragem apresenta uma jornada sensorial, de suspense e terror surrealista.

O filme acompanha três dias na vida de um artista plástico que perde, gradualmente, a percepção das cores, sendo gravado em primeira pessoa, criando, então, uma experiência imersiva e abstrata.

A narrativa de “Espectro” corresponde a um dia na vida do protagonista, e é contada, exclusivamente, através de mudanças visuais no cenário, sem o uso de diálogos. Essa técnica é central para a experiência do filme, permitindo que o público acompanhe a transformação do personagem apenas pela evolução do ambiente ao seu redor.

No primeiro dia, o protagonista vê um mundo colorido; no segundo, as cores RGB começam a desaparecer; no terceiro, ele percebe apenas tons pastéis, refletindo o avanço de um daltonismo que afeta sua identidade como pintor. A ausência de diálogos força o espectador a se engajar visualmente, criando uma conexão mais íntima com a jornada do personagem.

Nesse processo, o Espectro, interpretado por João Paulo Bernal, surge como uma entidade, inspirada na paralisia do sono, simbolizando os medos internos do personagem e um mundo marcado por alienação.

Execução Técnica e Desafios

(Divulgação)

Gravado inteiramente em câmera subjetiva (primeira pessoa), o filme emprega tomadas contínuas, ou planos-sequência e mudanças no cenário em tempo real para capturar a passagem do tempo sem cortes. Essa abordagem exigiu uma coordenação quase coreografada dos contrarregras, adicionando uma camada de complexidade à produção.

A direção de fotografia, de Carlos Wagner, reforça essa proposta com iluminação também em tempo real, durante a filmagem, para retratar a passagem do tempo através da luz: desde a luz branca da manhã até os tons amarelados do fim da tarde e azulados durante a noite, completando a transição temporal.

Essa técnica não apenas simula condições de luz naturais, mas também contrasta com a perda não natural da percepção de cores do personagem. A filmagem de “Espectro” foi feita com a câmera fixada na cabeça de Anderson Antunes, que também interpreta o protagonista. Sem nenhum feedback visual em tempo real, ele não podia ajustar o enquadramento durante as gravações, o que aumentou a dificuldade técnica.

Essa abordagem adicionou uma camada autêntica, tornando a experiência mais imersiva ao refletir a perspectiva do protagonista criando uma sensação de imediatismo e intimidade não convencionais, conectando o espectador diretamente à jornada do personagem, refletindo sua perda de percepção das cores e mudanças internas da personalidade do protagonista.

O filme trabalha metáforas para temas mais amplos, incluindo alienação e o impacto das pressões sociais modernas na identidade pessoal. A abordagem surrealista, inspirada em figuras como Dalí e Luis Bunuel, intensifica sua natureza abstrata, convidando os espectadores a interpretar a luta interna do protagonista através de uma lente psicológica e existencial.

Detalhes de Produção e Equipe

Produzido em três dias (13, 15 e 16 de dezembro de 2024) em um ambiente interno, “Espectro”
foi escrito por Anderson Antunes aos 20 anos e realizado agora, aos 40.

A equipe inclui Marinete Pinheiro (produção executiva e assistente de direção), Angeliana Louveira (produção) e Miguel Penariol (edição e correção de cor).

A exibição gratuita está marcada para ocorrer neste mês de março, ainda com local a ser definido.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

De três pontos na BR-267, um continua interditado e dois já foram liberados pela PRF

Executivo municipal veta Projeto de Lei do Plano de Aplicação de Recursos do FIS

Prefeita sanciona lei que institui o Dia Municipal da Igreja Mundial do Poder de Deus

Comissão da Câmara aprova porte de arma para oficiais de justiça

Notícias mais lidas agora

corpo encontrado onça

‘Deus me guiou certinho’: cunhado encontra corpo de caseiro morto por onça no Pantanal

Cardeais se reúnem no Vaticano para decidir sobre o Conclave

Onça que matou caseiro no Pantanal não será caçada: 'tem mais 4 delas'

Motociclista fica ferida em acidente na Avenida Gunter Hans

Últimas Notícias

Polícia

3,4 toneladas de drogas em carreta que seguia para o Paraná são apreendidas

Na ação, um homem de 35 anos foi preso

Esportes

Flamengo esbarra na altitude e fica no empate com a LDU em Quito

Ficou no empate por 0 a 0

Cotidiano

Plantão do Judiciário em MS recebe mais de 300 urgências no plantão de Páscoa e Tiradentes

No Tribunal de Justiça, foram distribuídos 13 processos durante o plantão

Mundo

Movimentos sociais lamentam morte do ‘papa dos pobres’

Em sua última mensagem, na Páscoa deste ano, Francisco ergueu sua voz contra a guerra e a miséria em Gaza