Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Criado há nove anos, projeto de Valdemir doa milésima bicicleta em Campo Grande

Projeto idealizado em 2016 restaura sucatas de bicicletas e doa para crianças e adultos em MS
Monique Faria -
Valdemir mantém projeto de doação de bicicletas. (Arquivo pessoal)

Há nove anos, Valdemir Dias Martins leva felicidade a comunidades carentes de ao doar bicicletas que ele reforma. A iniciativa é de 2016, quando o sul-mato-grossense já fazia trabalho voluntários com dependentes químicos na capital. Assim, a primeira bicicleta foi doada em maio desse mesmo ano e, desde então, nunca mais parou. A milésima unidade foi entregue neste sábado (31).

Ao Jornal Midiamax, Valdemir conta que a ideia de consertar sucatas de bicicletas surgiu a partir de um desejo de infância não realizado. Quando tinha sete anos, ele desejava ter uma bicicleta da marca BMX. Mas, na época, sua família não tinha condições de presenteá-lo. Somente aos 12 anos comprou sua primeira, uma Caloi 10.

“Eu sempre fui apaixonado por bicicleta. Tive uma Caloi 10, mas minha vontade dos 7 aos 8 anos era ter uma BMX, uma bicicletinha Aro 20. Mas, não consegui porque minha mãe morava na roça. Consegui comprar a Caloi 10 aos 12 anos”, lembra.

A primeira customização foi realizada ainda na pré-adolescência, quando Valdemir fez uma bicicleta BMX, quase como aquela que sempre sonhou, porém, com aro maior. “Consegui dar a Caloi 10, vender a marcha e fazer uma BMX Aro 26”, explicou.

Valdemir doa bicicletas para crianças em MS. (Arquivo Pessoal)

Projeto serviu de inspiração para Valdemir

Aos 15 anos, Valdemir veio para Campo Grande, onde conheceu o projeto do proprietário da Ciclo Ribeiro, que consiste em doar bicicletas novas a quem não tem condições de comprar. Logo, sentiu vontade de fazer o mesmo, mas não conseguiria doar novas. Foi quando um amigo ajudou doando carcaças de bicicletas para que ele pudesse reformar.

Ele me deu umas 40 carcaças de bicicleta. Consegui restaurar umas 17 mais ou menos, e no dia 1º de maio [de 2016] doei 12 bicicletas”, conta.

Ao ver que era possível, Valdemir deu continuidade ao projeto social. As doações costumam ser, principalmente, para crianças. Contudo, até mesmo adultos recebem as bicicletas restauradas. “Eu doo bicicleta para quem gosta de pedalar ou quer aprender a andar, mas não tem condições de comprar uma”, conta.

Atualmente, sua fonte de matérias-primas são os ferros-velhos da cidade ou descartes de bicicletarias. “Todo material do lixo é reciclado. As bicicletas têm 90% a 95% de peças recicladas. Mas, um amigo, que tem uma loja ambulante, também doou algumas peças novas para o meu projeto”, explica.

Sucatas são matérias-primas para restauração de bicicletas. (Arquivo Pessoal)

Projeto já doou 1 mil bicicletas

Desde que foi criado, o projeto de Valdemir já doou diversas bicicletas. Na última terça-feira (27), entregou a de número 999, em São Gabriel do Oeste. Neste fim de semana, a milésima encontrou o seu lar, no bairro Inápolis, em Campo Grande

Bicicleta de número 999 foi doada em São Gabriel do Oeste. (Arquivo pessoal)

Segundo Valdemir, cerca de 400 unidades foram doadas no Núcleo Industrial de Campo Grande. Além de moradores da capital, o projeto já atendeu cidades do interior. E não apenas com doações de bicicletas que o projeto sobrevive! Valdemir também organiza para ensinar a prática da restauração.

“A pessoa entra em contato comigo e, se eu acho a bicicleta para reformar, retorno para essa pessoa e faço a doação. Além de reformar as bicicletas, eu ensino gratuitamente a comunidade a montar também”, explica.

Milésima bicicleta foi doada no bairro Jardim Inápolis, em Campo Grande. (Arquivo Pessoal)

Outra iniciativa do projeto é a doação de livros. A ação faz com que os exemplares circulem e encontrem novos leitores na capital. Com sete pontos de doação na cidade, a ação já doou mais de 13 mil livros. Além disso, faz parceria com o Parceiros da Prateleira de do Terminal julho de Castilho, para onde já doou mais de nove mil.

Quem deseja contribuir com ambas as ações do projeto, doando peças de bicicletas ou livros, basta entrar em contato com Valdemir, pelo (67) 9 9105-1290.

Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Jovem está assustada e aguarda resgate há mais de dez horas

Brasileira cai em trilha e aguarda horas por resgate na Indonésia

Homem é esfaqueado durante confusão em bar na Avenida das Bandeiras

tempo

Sábado será marcado por tempo firme em todo o Mato Grosso do Sul

Idoso desaparece em Dourados após sair para comprar refrigerante

Notícias mais lidas agora

Secretários chegam em Campo Grande uma semana após escalada de confronto em Israel

Juiz dá ‘puxão de orelha’ e manda MPMS apresentar provas da corrupção em Água Clara em dez dias

VÍDEO: luzes no céu intrigam moradores de Campo Grande

1872 – José Antônio Pereira descobre Campo Grande

Últimas Notícias

Transparência

Prefeitura de Jardim homologa licitação de R$ 2,59 milhões para alimentação escolar

Seis empresas, três delas de Campo Grande, foram selecionadas para o fornecimento de itens da alimentação escolar para a Rede Municipal de Ensino de Jardim

Cotidiano

Confira a escala médica deste sábado nos postos de saúde da Capital

Algumas unidades não têm atendimento infantil hoje

Polícia

Brasileiro procurado por roubo qualificado em MS é preso no Paraguai

Criminoso é acusado de envolvimento em assalto a uma loja de celulares ocorrido em 11 de julho de 2023 na cidade de Bela Vista

Cotidiano

Mercadão Municipal recebe plantão de vacinação contra a gripe neste sábado

Para se imunizar, é necessário estar munido com documento de identificação com foto