Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

‘A pleno vapor’, gafanhotos são flagrados se reproduzindo em fazenda de MS

Fotógrafo conseguiu registrar gafanhotos acasalando na natureza. Entenda como a espécie se reproduz
João Ramos -
gafanhotos acasalamento
Registros realizados na fazenda de Mato Grosso do Sul mostram o macho, bem menor que a fêmea, sobre o corpo da parceira - (Fotos: Wilmar Carrilho)

Flagra “indiscreto” de um casal de gafanhotos durante o “rala e rola” impressionou fotógrafo de (MS) na última semana. Ele fazia imagens em uma fazenda a 70 quilômetros do município de (MS), quando se deparou com a dupla se “atracando”.

“E, silenciosamente, a fábrica de gafanhotos está a pleno vapor“, comenta Wilmar Carrilho, profissional de imagens responsável pelo registro.

A cena, nem sempre fácil de ser vista na natureza, chamou a atenção do fotógrafo, que fez um “álbum” de trechos da cópula dos insetos, considerados pragas para as plantações.

Veja:

gafanhotos acasalamento
As fêmeas medem entre seis e oito centímetros e os machos medem entre três e cinco centímetros – (Foto: Wilmar Carrilho)
gafanhotos acasalamento
Insetos só se reproduzem quando chegam à fase adulta – (Foto: Wilmar Carrilho)
gafanhotos acasalamento
Tempo de cópula varia de uma espécie para outra – (Foto: Wilmar Carrilho)

Como os gafanhotos se reproduzem

Ao Jornal Midiamax, o biólogo José Milton Longo confirma que “esse é um comportamento típico da espécie em período reprodutivo” e destaca uma característica importante dos gafanhotos: as fêmeas são maiores que os machos.

Os registros realizados na fazenda de mostram o macho, bem menor, sobre o corpo da parceira. Na época de reprodução, os exemplares masculinos sobem sobre o dorso das fêmesa e inserem seu espermatozoides.

Após a fecundação, as fêmeas depositam seus ovos no solo, e, para isso, enterram seu abdome na terra, onde os ovos ficam protegidos de ataques e intempéries da natureza, até eclodirem e darem vida a uma nova geração de gafanhotos.

Confira:

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Em audiência de custódia, juiz converte prisão flagrante de agressor em prisão definitiva

Seleção brasileira feminina de vôlei bate Turquia e chega à sétima vitória na Liga das Nações

Oscar vai entregar prêmios honorários a Tom Cruise e Dolly Parton

Times de Campo Grande assumem liderança dos grupos do Estadual Sub-20

Notícias mais lidas agora

Malebolge: investigado acusa Gaeco de ‘pesca probatória’ e apreensão indevida de documentos

Há um ano, Banho de São João era marcado por fogo no Pantanal

Morre homem atingido por tiros em emboscada no Jardim Aeroporto

Leilão Detran-MS

De Spin a Crosser, leilão do Detran-MS tem mais de 120 veículos aptos à circulação

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Últimos dias para inscrição em seleção com 230 vagas para soldado auxiliar dos Bombeiros

Vagas são destinadas a candidatos que tenham ensino médio completo. A remuneração prevista é de R$ 3.815,88 mensais.

Esportes

Salzburg e Al-Hilal empatam sem gols e embolam Grupo H, que tem o Real como líder

Time europeu menos badalado no Mundial de Clubes, o austríaco Salzburg resistiu à pressão do milionário Al-Hilal, ex-time de Neymar e do técnico Jorge Jesus na Arábia Saudita

Polícia

Homem sofre extorsão por suposto desacordo em programa sexual e tem prejuízo de R$ 1.350

Pessoa que se identificou como membro de facção cobrou valores por um suposto encontro com garota de programa, que a vítima não teria comparecido, causando prejuízos

Emprego e Concurso

Funsat disponibiliza mais de 2 mil vagas de emprego em Campo Grande na segunda-feira

Entre as ocupações com maior demanda destacam-se: Repositor; Caixa; Auxiliar de Limpeza; Operador de Produção e outros