Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

1ª turma de engenharia ambiental da UFMS se reúne após 20 anos e entrega flores para mãe de colega que partiu

Ex-alunos se reencontraram nos últimos dias, para confraternizar e relembrar bons momentos
Graziela Rezende -
Primeira turma de engenharia ambiental, da UFMS (Arquivo Pessoal)

A turma pioneira formou-se em 2005, na UFMS ( Federal de ). Vinte anos se passaram, muitos engenheiros ambientais em e Brasil afora. Uma colega, descrita por todos como “muito querida”, que partiu e recebeu a devida homenagem, além de inúmeros projetos importantes em andamento.

Este é o singelo resumo dos ex-alunos que se reencontraram nos últimos dias, para confraternizar, se emocionar e relembrar a história destes profissionais que aplicam conhecimentos científicos, matemáticos e criativos, diariamente.

A iniciativa partiu de um pequeno grupo: Hermes Castro, Carlo Renan Brites , Daniel Dassan, Glauco Kozerski, Samuel Silva e Ligia Viveiros. Ao mobilizaram os 24 colegas para estes dias especiais, marcaram a data da confraternização, visitas a espaços marcantes da universidade e uma também uma homenagem oficial na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul).

“Tivemos um dia para confraternizar, em espaço day use e fizemos também o descerramento da placa na , além de uma caminhada no campus e a homenagem na Assembleia. É uma forma que encontramos para ter estes dias de reencontros e lembranças juntos. É também uma forma de valorizar tudo o que vivemos e o quanto fomos agraciados nesta vida”, afirmou ao Midiamax o engenheiro ambiental Hermes Avila de Castro.

Homenagem se estendeu a Lissandra, que deixou muitas saudades

O também engenheiro, Renan Brites, ressaltou a homenagem in memoriam feita a colega Lissandra Yunome. “Além de cursar engenharia ambiental, seu coração sempre foi cheio de música, então, ela tocava piano, flauta transversal e clarinete, com uma leveza que encantava. Era uma mãe cheia de amor e cuidado aos seus três filhos: Luiz, Susana e Tiago”, afirmou.

Lissandra, sempre guerreira e determinada, ainda conforme os colegas, também se formou em contabilidade e cursava filosofia, ensinando a todos que o que deveria nos assustar não é a morte em si, mas, a possibilidade de chegarmos ao fim da vida sem vivermos o que gostaríamos. Na homenagem, a mãe dela recebeu flores e emocionou a todos ao redor.

Os colegas ainda ressaltaram que Lissandra tinha um semblante calmo, suave e leve, e mesmo diante dos momentos difíceis que o câncer lhe trouxe, nunca deixou de sorrir e era alguém que era muito prazeroso estar ao lado. “Sua amizade foi um presente raro que ficará em nossos corações para sempre”, finalizou.

Egressos e a paixão pelo meio ambiente

Os egressos também demonstraram sempre uma profunda paixão pelo meio ambiente, abraçando desafios que vão muito além da sala de aula. Com uma visão voltada para a preservação dos recursos naturais, esses profissionais dedicaram suas carreiras à criação e ao aperfeiçoamento de políticas públicas voltadas ao meio ambiente, recursos hídricos e saneamento.

Além de atuarem em diversas frentes ambientais, esses profissionais participaram ativamente desde os primeiros debates sobre a Agenda 21, contribuíram para a implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e participaram da formulação dos regramentos que viabilizaram a cobrança pelo uso dos recursos hídricos no Brasil.

Ainda, estiveram envolvidos nas discussões sobre mudanças climáticas e, em nível internacional, colaboraram na construção de estratégias para os desafios relacionados ao crédito de carbono.

Um grande exemplo é a participação desses egressos na organização do 33º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, que ocorrerá em maio de 2025 em , reforçando seu comprometimento com a inovação e a excelência na área.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Pivô’ da morte de fazendeiro se apresenta à polícia, presta depoimento e é liberado

Operação conjunta apreende mais de R$ 26 milhões em mercadorias e veículos ilegais

coronel david indígena morte assembleia alems mesa

‘Lula optou pelo confronto’, diz Coronel David sobre tarifa de 50% de Trump

loteria

Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai para R$ 38 milhões

Notícias mais lidas agora

Fazendeiro ‘toma dores’ do filho e mata vizinho de cerca em Dourados

mascarado-a-viagem-mato-grosso-do-sul-atuou-incorporado.jpg

Mascarado de ‘A Viagem’ leva vida discreta em Mato Grosso do Sul e diz que atuou incorporado: ‘Não lembro’

Após articulação às pressas, Câmara mantém presidência com Papy até 2028

nelsinho governo lula

‘É preciso separar questão política de consequência econômica’, diz Nelsinho sobre tarifaço de 50%

Últimas Notícias

Cotidiano

Alexa ‘dá pau’, para de controlar Spotify e outros dispositivos

Usuários postaram suas reclamações nas redes sociais e no site da Amazon

Polícia

Delegado é morto a tiros de espingarda ao tentar cumprir mandado de prisão

Equipe foi recebida a tiros pelos criminosos e mais dois agentes foram baleados durante a ação

Política

Vander diz que Direita vai ser prejudica pela taxação de 50% de Trump: ‘Tiro no pé’

Deputado acredita que atitude de Trump ao defender ex-presidente é um plano arquitetado pela família Bolsonaro

Brasil

Bombeiros preparam resgate de criança que caiu em cânion no RS

A criança é autista, estava acompanhada dos pais e de dois irmãos