Videomaker de MS usa inteligência artificial para criar música e lamentar incêndios: ‘Meu protesto’
Profissional diz que viu situação do Rio Miranda e ficou reflexiva, além do convívio diário com a fumaça
Graziela Rezende –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A inteligência artificial está em diversos setores da vida cotidiana e, inclusive, criando músicas. E quem está antenado usa a tecnologia a seu favor, como é o caso da editora de vídeos Danielle Baptista Katayama Salles, de 37 anos. Buscando chamar a atenção para os incêndios que assolam o nosso Pantanal e outras regiões, usou o artifício para criar uma canção e lamentar o alcance do fogo.
“Tive a ideia da música justamente por causa de tudo que a gente está vivendo. Na verdade, o que mais me abalou, nos últimos dias, foi a questão de ver o Rio Miranda no estado em que está. Eu cresci pescando naquele rio, eu amo aquele rio Miranda, tenho lembranças do meu avô, meu pai, minha irmã, e fiquei bem abalada com este fato. Fiquei pensando nisto e ficou me remoendo”, afirmou Dani, como é conhecida, ao Jornal Midiamax.
‘Inalando fumaça todos os dias’, lamenta profissional
Segundo a videomaker, o céu cinza antes relembrava um “dia frio”, só que agora é “só fumaça”. “Você anda e logo se cansa. E eu parei de fumar, parei com a intenção de engravidar. E daí eu pensei: que ironia, parei de fumar para o meu pulmão ficar mais limpo, para não ter fumaça dentro de mim, e agora eu estou inalando esta fumaça todos os dias. É algo que não passa e você fica sem esperança de chuva”, comentou.
Assim, ao usar a inteligência artificial para fazer a canção, usou o “cof cof” não para remeter a palavra coffee em inglês e sim a tosse.
“Teve essa parte, de ser uma brincadeira, mas, a intenção é que ela provoque reflexões. Está difícil até para falar, a gente fica ofegante, tá muito complicado de sobreviver assim e, quando a gente vê, cada vez mais, a natureza sendo queimada, a gente fica meio impotente”, argumentou.
‘Taquara rachada para cantar’, brinca Dani
Desta forma, para protestar sobre o tema, Dani pensou neste trabalho artístico. “A inteligência artificial já faz parte do meu trabalho e estou amando esta parte de criação de música, porque eu pude pegar textos meus, poesia minhas do passado e transformar tudo em música, porque cantar eu não consigo. Sou uma ‘taquara rachada’ para cantar”, brincou.
No entanto, Dani diz que “ouvir alguém cantando uma letra sua é maravilhoso”. Além disso, brinca que pode dar o seu “toque especial”. “No chat GPT não, mas, no caso da inteligência artificial, a gente pode brincar. E o legal é você escrever e dar o seu toque, porque aí, se você ouvir uma coisa que você escreveu, alguém cantando e pôr no ritmo e melodia, é muito bacana. E a ideia do vídeo e desta música é este momento que a gente está vivendo. Recentemente, ganhei uma homenagem do governo por uma música que criei, para campanha do agasalho. E neste caso agora peguei imagens impactantes para mostrar bem esta fumaça e incêndios, aí tem vídeos de vários locais do país”, finalizou.
Confira a canção feita com inteligência artificial:
Notícias mais lidas agora
- Midiamax entrega ao MP vídeo de David que implica Beto Pereira em corrupção no Detran-MS
- Beto Pereira tem derrota dupla na Justiça Eleitoral ao tentar impedir adversários de citar ‘ficha suja’
- Beto Pereira colocou prima como diretora para facilitar corrupção no Detran-MS, revela David
- Despachante propõe delação ao MP e aponta Beto Pereira como chefe da corrupção no Detran-MS
Últimas Notícias
Antes de falecer em casa, idoso de 106 anos diz ao filho que iria ‘partir’
Idoso de 106 anos faleceu em casa em bairro de Campo Grande
Grêmio derruba série invicta do Fortaleza e se afasta do Z-4 do Brasileirão
O público foi de mais de 22 mil torcedores, o maior desde a reabertura do local após as enchentes
Bolsonaro sugere que Marçal é ‘amor de verão’ e diz que direita em SP está ‘iludida’
Bolsonaro ainda pediu aos eleitores para terem “razão” ao escolher o próximo prefeito da capital paulista
Policial federal lotado em MS é preso com 65 quilos de cocaína em São Paulo
O servidor federal e um comparsa foram presos na última quarta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.