Mecânico de Campo Grande vai consertar máquinas pesadas no 1º reality brasileiro do agronegócio

Mecânico agrícola, Higor de Freitas Larson foi até Piracicaba (SP) para participar da segunda temporada de Master Mechanic

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Higor de Freitas Larson. (Monique Faria, Midiamax)

Você sabe quais atribuições um mecânico agrícola desempenha em sua profissão? O reality Master Mechanic promete mostrar o cotidiano desses profissionais no campo. Nesta segunda temporada, que estreia no dia 10 de outubro, o campo-grandense Higor de Freitas Larson é um dos participantes do programa, representando os profissionais da área, em Mato Grosso do Sul.

Master Mechanic é o primeiro reality de competição focado no agronegócio. Nesta temporada, o programa foi gravado em Piracicaba (SP). Ao todo, seis mecânicos de concessionárias da Massey Ferguson, de várias regiões do Brasil, competem no reality. Os prêmios para o vencedor serão uma viagem para conhecer a fábrica da empresa em Buenos Aires e R$ 20 mil.

A experiência de participar de um reality foi algo inédito para Higor. Contudo, o mecânico agrícola, que trabalha há 17 anos na área, tirou de letra o desafio. Nas provas, os competidores foram divididos em duplas, e precisavam resolver questões ligadas ao maquinário agrícola. Com isso, Higor acredita que os telespectadores terão a chance de conhecer mais sobre o trabalho de um profissional do agro.

“A gente lida diariamente no campo com o agro e poder mostrar a vida do técnico e do mecânico, é um reconhecimento para a profissão. Os profissionais precisam saber lidar com o cliente, quando acontece algum problema, e saber lidar com o equipamento, no cotidiano. Muita gente não tem conhecimento sobre isso”, conta.

Seleção e frio na barriga

O processo seletivo para o reality foi divido em algumas etapas. De acordo com Higor, o convite para participar do programa foi feito pela própria Massey aos funcionários das concessionárias de todo o Brasil. Assim, os interessados gravaram um vídeo se apresentando para a equipe da produção do programa.

“Quem quisesse se inscrever, tinha que gravar um vídeo. Eu gravei o meu vídeo e ele foi aprovado. Então, eu fiz uma entrevista com o pessoal. Eles levam em conta a sua desenvoltura, e se você vai bem na entrevista, passa”, explicou.

Assim que soube que passou na seleção, um frio na barriga tomou conta de Higor, mas com o apoio que recebeu da família e da equipe onde trabalha, encarou o desafio e descobriu um mundo totalmente novo: os bastidores da gravação de um programa de TV.

“Quando soube que passei na seleção, deu um frio na barriga. Eu nunca vivi isso, nada de televisão. Então, eu estava com um pouco de receio, por ser algo novo. Mas, minha família apoiou bastante, quando ficou sabendo. Aqui na empresa deram todo o apoio também. E quando cheguei lá, vi que era uma experiência totalmente diferente”, contou. 

Higor de Freitas Larson dentro do lançamento da Massey Ferguson. (Monique Faria, Midiamax)

Estar atrás das câmeras pode ter sido uma novidade para Higor, que precisou lidar com uma equipe de aproximadamente 60 pessoas. Entretanto, o suporte que recebeu da produção do programa deixou a experiência agradável. Tanto que, após a semana de gravação em Piracicaba, o mecânico decidiu gravar alguns vídeos relacionados à sua profissão e publicar na internet.

“Eu nunca imaginei na minha vida que ia viver isso. Eu até comecei a gravar uns vídeos, aproveitando o reality porque eu aprendi algumas coisas”, compartilhou.

O começo na profissão

Higor trabalha há 17 anos como mecânico agrícola. A paixão pela profissão começou aos 16 anos, quando foi convidado a trabalhar como auxiliar de mecânico na empresa de terraplanagem, na qual o seu pai trabalhava. Desde então, adquiriu um certo gosto pelo que fazia.

“Comecei a trabalhar aos 16 anos, como auxiliar de mecânico. Uma vez, um cara me viu trabalhando, gostou e fez o convite para eu trabalhar em uma concessionária. Então, eu comecei nessa área. Fui crescendo na profissão, fazendo treinamentos”.

Atualmente, Higor é especialista na profissão. O seu trabalho é treinar equipes de técnicos e mecânicos, além de oferecer suporte técnico. Contudo, muitos brasileiros desconhecem a importância desses profissionais do campo. Somado a isso, precisam enfrentar preconceitos diariamente.

“Às vezes as pessoas falam ‘você é mecânico, então você não estudou’. É duro. Eu tenho 17 anos de profissão, já trabalhei bastante em concessionária. Então não é fácil ouvir isso. Você tem que estudar muito. Cada dia a tecnologia vem aí, aprimorando cada vez mais, e você precisa se atualizar”, conta.

Sobre o reality

O reality Master Mechanic é o primeiro do Brasil focado no agronegócio. O programa já está na sua segunda temporada e, nessa edição, as gravações ocorreram em Piracicaba (SP). A competição envolve questões ligadas aos maquinários do agronegócio e desafios do campo.

Na segunda temporada, os seis participantes, que estarão em duplas, trabalharão com os lançamentos da Massey Ferguson, o trator MF 8S.265 e a plantadeira Momentum. Ambos são designados ao plantio no campo.  Os competidores enfrentarão provas que testarão suas habilidades na configuração ideal das máquinas, assegurando produtividade e precisão nas atividades.

O reality conta com três jurados, especialistas no setor de maquinários agrícolas, são eles: Fernando Schlosser, Sandra Nalli e Cezar Bronzati. Além disso, o produtor rural e influenciador digital, Fernando Viana será o comentarista do programa.

Ao todo, serão três episódios, exibidos semanalmente. O primeiro episódio do reality vai ao ar no dia 10 de outubro, pelo canal do YouTube da Massey Ferguson e pelo Canal Rural. A dupla vencedora leva para casa uma viagem, com acompanhante, para conhecer a fábrica da empresa em Buenos Aires. Além disso, os vencedores ganham R$ 20 mil.


Conteúdos relacionados

Rua 14 de julho
Pães da Lidi