Pesquisadoras da UEMS lançam documentário ‘Mulheres na Ciência’
O lançamento acontece no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, na quinta-feira (29)
Monique Faria –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O projeto MS + Ciência, da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), lança o documentário ‘Mulheres na Ciência’, nesta quinta-feira (29). O projeto conta as lutas e conquistas de mulheres no meio acadêmico. O lançamento acontece no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, às 18h.
O documentário contém relatos de alunas de graduação e pós-graduação sobre a vivência na produção científica regional. A ideia do produto audiovisual nasceu com a criação de um programa de mulheres na ciência, na UEMS.
De acordo com a coordenadora do projeto, Alessandra Paim Berti, o formato de documentário se mostrou mais viável para apresentar o projeto e as histórias de vidas das pesquisadoras.
“A ideia surgiu da necessidade que a gente viu de apresentar a grandiosidade dessas pesquisadoras para a sociedade, não só para nós que conhecemos elas dentro da universidade, mas também para alunos e docentes de outras áreas que não conhecem. A gente tentou explorar pesquisadoras de todas as áreas do conhecimento”, explica.
Segundo a coordenadora, o intuito do projeto é valorizar essas pesquisadoras e incentivar meninas a optarem pela carreira acadêmica, através de relatos de pesquisadoras bem-sucedidas
“A importância é valor a conquista das conquistas, e com esse olhar estimular outras meninas que estão indecisas de repente sobre a carreira, ou que estão nas escolas ainda que elas podem seguir a carreira acadêmica e ter sucesso profissional e conquistar o que elas almejam”, afirma a coordenadora.
Preconceito de gênero na ciência
Alessandra Paim aponta para uma disparidade na representação feminina em posições de liderança, reflexo do machismo entranhado em diversos campos acadêmicos.
“Apesar de as mulheres representarem mais de 60% dos que concluem uma graduação no Brasil e 54% dos estudantes em cursos de pós-graduação, apenas 35% das bolsas de produtividade do CNPq de topo de carreira acadêmica são atribuídas a mulheres”, afirma.
Assim, o documentário pretende diminuir o preconceito de gênero na comunidade científica, em âmbito regional e até mesmo nacional. “A narrativa e depoimento dessas mulheres é para alertar a sociedade como um geral a importância desse tema. Nós temos que ter políticas para estimular as meninas e mulheres a estudarem e terem carreiras, a não desanimarem com as dificuldades”, comenta.
Notícias mais lidas agora
- Alerta de afogamentos continua: 10 já morreram em MS nas primeiras duas semanas de 2025
- Entre feriados e pontos facultativos, 21 datas marcam calendário comemorativo de Campo Grande em 2025
- Moradora de Bataguassu é a primeira vítima de Covid-19 no Estado em 2025
- Família de homem com deficiência mental morto por americano em MS pede R$ 3,2 milhões de indenização
Últimas Notícias
VÍDEO: Trio usa carro para arrombar loja de eletrônicos na fronteira
Danificam a porta principal do comércio
Produção de motocicletas cresceu 11,1% em 2024, aponta Abraciclo
O volume representa melhor desempenho para o segmento em 14 anos
Idoso tem dedo mutilado ao ser atacado por mulher com enxada na Vila Anahy
Caso aconteceu na Vila Anahy por volta das 18h desta terça
Produção da safra brasileira caiu 7,2% em 2024, estima IBGE
O resultado esperado de 2024 fica 22,7 milhões de toneladas abaixo da colheita de 2023
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.