Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Peixe que coloca filhotes na boca em momento de perigo, Acará é novo morador do Bioparque

Eles estão no tanque 'Margens dos rios'
Graziela Rezende -
(Bioparque Pantanal/Divulgação)

O Bioparque Pantanal está com novos habitantes: filhotes de Acará-açu, de nome científico Astronotus crassipinnis. Os pequenos peixes, nascidos no maior aquário de água doce do mundo, são frutos do trabalho de conservação do local.

Conhecido popularmente como Oscar, o peixe é a maior espécie de acará do Pantanal, podendo chegar a 25 centímetros de comprimento. Os filhotes apresentam o padrão de colorido muito diferente dos adultos, com o corpo escuro e a presença de numerosas manchas claras irregulares.

Quem visitar o local, verá que eles estão no tanque ‘Margens dos rios’O animal é comumente encontrado em baías do Pantanal, mas, também pode ser encontrado em porções lênticas de rios e riachos.

Curiosidade

Uma das características da espécie é o cuidado biparental, o que significa que o macho e a fêmea dividem o cuidado e a proteção dos ovos e dos filhotes. Quando sentem algum tipo de ameaça, os pais colocam os filhotes na boca para protegê-los.

Ambos os pais defendem o território contra intrusos para garantir a segurança dos filhotes. Esse cuidado é crucial para a sobrevivência dos pequenos, especialmente em seu habitat natural, onde os predadores são abundantes.

Bem-estar

(Bioparque Pantanal/Divulgação)

Vários aspectos relacionados ao ambiente podem influenciar na reprodução dos animais, portanto a reprodução sob cuidados humanos é o ápice do bem-estar animal. Segundo a diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri, o empreendimento conta com uma equipe que realiza monitoramento e ajustes constantes para garantir o bem-estar de todo o plantel.

“Realizamos um trabalho integralizado entre as equipes do Sistema de Suporte à Vida (SSV), manejo, nutrição e bem-estar animal, tornando o trabalho de conservação uma realidade constante no empreendimento”.

*Com comunicação Bioparque Pantanal

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem não comparece para colocar tornozeleira elétrica e tem prisão preventiva decretada

VÍDEO: homem suspeito de furtar mais de 20 casas de luxo é preso em Dourados

vagas

Com salário de R$ 10,5 mil, inscrições para fiscal biomédico continuam abertas

ministério

Governo abre vaga na área de educação na Capital e interior de MS

Notícias mais lidas agora

Mãe é morta após tiro acidental disparado por filho de 2 anos em MS

nasa park

Após negar recurso, Justiça tenta ‘conciliar’ Nasa Park e família vítima do rompimento da barragem

ipva

Isenção do IPVA: compare os descontos aplicados em MS e nos demais estados do país

hrms

Processo seletivo com 204 vagas para atuar no HRMS vai até a próxima terça-feira 

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Dois filhotes de onça são avistados na área onde Jorginho foi atacado

Irmãozinhos? Guia passava pela região do Touro Morto quando encontrou os animais

Brasil

Confirmado primeiro caso de gripe aviária do ano no Estado de São Paulo

Caso positivo de São Paulo foi confirmado pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA-SP)

Brasil

Marcha da Maconha reúne público a favor da legalização da cannabis em São Paulo

Movimento foca em liberdade, direito e reparação

Famosos

Record demite jornalista por ser ‘sofisticado demais’

Jornalista apresentava diariamente o principal jornal da emissora