Mostra Audiovisual de Dourados começa neste sábado com Cine Concerto
Evento também conta com exibições de filmes infantis
Marcos Morandi –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
De hoje (5) até o dia a 20 de outubro, a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) realizará a 9ª edição da Mostra Audiovisual de Dourados (MAD), com programação gratuita que inclui exibição de filmes na Mostra Infantil, Mostra Brasil e Mostra Competitiva de Curtas.
O evento ainda inclui o Cine Fórum (debates, oficinas, palestras e estreia de documentário) e atrações musicais da Orquestra UFGD e da cantora e compositora Ava Rocha.
Desde sua primeira edição, em 2013, a Mostra tem como objetivo proporcionar ao público de Dourados um espaço de exibição, debate e reflexão sobre a produção audiovisual regional e nacional. A edição de 2024 conta com o apoio da Lei Paulo Gustavo e é produzida e executada pela UFGD, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.
A abertura oficial será às 19h deste sábado (5), com um Cine Concerto especial da Orquestra UFGD, celebrando os 10 anos do projeto. O concerto será ao ar livre, na Unidade 1 da UFGD, com interpretação em Libras.
A Mostra Infantil exibirá, no Cine-Auditório Wilson Biasotto, sessões às 8h e 14h dos seguintes filmes: Marte Um, dirigido por Gabriel Martins (07/10); Um Filme de Cinema, de Thiago B. Mendonça (08/10); e Para’í, de Vinicius Toro (10/10).
A Mostra Brasil terá sessões às 19h30, também no Cine-Auditório Wilson Biasotto, com os filmes Crisálida – O Filme, dirigido por Serginho Melo (07/10), e Assexybilidade, dirigido por Daniel Gonçalves (08/10).
MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS
Com prêmios de até R$ 4,5 mil, filmes de todo o Brasil concorrerão ao Grande Prêmio MAD, enquanto produções de Mato Grosso do Sul disputarão o Prêmio Curta do Mato, nas categorias Ficção, Documentário, Trash e Experimental/Arte, com premiação para os três primeiros colocados. Ao todo, foram inscritas 40 produções estaduais e 130 nacionais. A exibição dos finalistas será no Casulo – Espaço de Cultura e Arte, de 14 a 18 de outubro, às 19h30.
CINE FÓRUM
A Mostra contará com debates especiais, como o sobre acessibilidade no audiovisual, com a participação do diretor Daniel Gonçalves, premiado no Festival do Rio em 2023 por sua direção em Assexybilidade. O debate ocorrerá em 08/10, às 21h, após a exibição do longa. Outro destaque é o debate “O Fantástico nas Páginas e nas Telas”, com Daniel Rosenbach e Ramiro Giroldo, em 09/10, às 19h30, no Cine-Lab (FALE UFGD).
A proposta formativa também incluirá a temática LGBT+, com a participação da artista e transpóloga Renata Carvalho, que conduzirá a palestra “Encontro Transpofágico”, em 10/10, às 19h30, na Caixa Preta (FALE/NAC, Unidade 2 – UFGD).
Em 19/10, das 8h às 11h e das 13h às 16h, será realizada a Oficina Prática de Câmera para Cinema, com Flora Dias, no Cine-Auditório Wilson Biasotto (Reitoria – Unidade 1). No mesmo dia e local, às 20h, acontecerá a estreia do documentário Construindo a Quarta Parede, com a presença do diretor Bruno Augusto e do cineasta douradense Celso Marques
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Professora agrediu criança na mesma escola de alto padrão onde houve denúncia de estupro
- Irmãos são acusados de estupros em série e um é preso em Campo Grande: ‘Violentos’
- Mãe de criança estuprada em escola de alto padrão relata ameaças e rotina de terror: ‘Vou morrer?’
- ‘Carimbo do beijo’: Auxiliar é suspeita de estuprar crianças em escola de alto padrão de Campo Grande
Últimas Notícias
Morre aos 101 anos, Victor Colella, conhecido como ‘old speeder’
Colella viralizou na internet depois de participar do programa ‘Caught in Providence’
Mulher é denunciada por maus-tratos contra o próprio filho de 13 anos em Campo Grande
Pai do adolescente procurou a delegacia para denunciar a mulher nesta sexta-feira (1º)
Dia de Finados: confira a programação das missas nos cemitérios de Três Lagoas
Ao todo, serão seis missas, com início às 6h e encerramento às 16h30
VÍDEO: Idoso é levado para a delegacia após importunar sexualmente adolescente dentro de ônibus
Vítima e idoso foram levados para a Depca (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.