Chinelo de prego: a música que tem arrancado lágrimas e levantado questionamentos nas redes sociais

Você se identifica? É sua história? Música “Chinelo de Prego” provoca reflexão sobre valor de filhos aos sacrifícios dos pais

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
musica chinelo de prego
Imagens do clipe de "Chinelo de Prego" – (Fotos: Reprodução, YouTube)

Se você ainda não escutou o hit “Chinelo de Prego”, viral nas redes sociais, respire fundo antes de dar o play na música comovente da dupla sertaneja Antony e Gabriel. Dedicada a homenagear e enaltecer o sacrifício de pais que abrem mão de muita coisa para prover aos filhos, a canção virou sinônimo de lágrimas em todo o Brasil.

Lançada há alguns meses, “Chinelo de Prego” tem levantado questionamentos e cada internauta faz questão de compartilhar sua experiência de vida. Isso porque a letra emocionante toca no ponto fraco da maioria dos brasileiros: o amor de pai e mãe.

“Ele chegava tarde em casa
com pouco tempo pra brincar, eu acordava
e ela não tava, mas o pão com café tava lá, mas a felicidade morava lá. Da vida ensinaram um ‘tiquin’ de tudo, pra eles sempre fui o melhor do mundo”, diz um trecho da canção.

Mas é o refrão o eleito como parte mais emocionante da letra: “Agora eu entendo
porque o chinelo do pai tinha prego, eu entendo
porque o vestido da mãe era rasgado e velho,
só pra ver meu sorriso no rosto
quando eu ganhava um tênis novo. Agora eu entendo
por que o chinelo do pai tinha prego, eu entendo
porque o vestido da mãe era rasgado e velho,
só pra ver no futuro meu brilho. Amor de pai e mãe é isso…
tira da sua própria boca pra dar pros seus filhos”.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Antony e Gabriel (@antonyegabriel)

Relatos sobre Chinelo de Prego

Composta por Clebinho, Fernando de Paula Ferreira, Luiz Henrique Castro Lima e Paulo Jaecio Silva Ferreira, a música “Chinelo de Prego” causa identificação imediata e profunda com a realidade de muitos brasileiros, que fazem questão de dividir suas histórias de vida onde quer que a canção seja veiculada – YouTube, Instagram, Facebook, TikTok… em qualquer plataforma, os comentários sempre despontam regados de emoção.

O clipe ajuda a ativar a nostalgia e fazer os internautas chorarem. O vídeo basicamente ilustra a letra e mostra pais que criam os filhos com dificuldades e fazem de tudo para não deixar faltar nada às crianças.

“Que viagem no tempo, meu Deus. Voltei 40 anos atrás, na minha infância, na casinha de tábua que morávamos… o por do sol… minha mãe na janela… que tempinho bom que não volta mais… é com lágrimas de assistir ao clipe que digito essas linhas”, diz o relato de uma internauta.

“Nossa, deu pra arrepiar e chorar. Só quem teve uma vida dura que sabe como é. Eu me emocionei muito até vendo a bicicleta, tinha uma igual azul usada e não gostava, pois queria uma rosa, mas com o tempo entendi que foi o que deu pra comprar e não deixar o natal passar sem nada. Mas criança é criança, usei muito, ralei muito. Quantos tombos… fui feliz com a ajuda deles”, expressa outra ouvinte.

Assista ao clipe de Chinelo de Prego:

“Não é uma música, é uma biografia”

Sempre que compartilhada, a letra provoca sentimentos sinceros em quem escuta a obra. “Isso não é uma música, é uma biografia da vida de todos que viveram uma infância de dificuldades”, Gente, como essa música me faz repensar sobre meu pai, criou eu e meus irmãos sozinho com muita luta pra nunca nos faltar nada. Saudade eterna do meu velhinho” e “Tenho 48 anos e toda vez que escuto essa música cai uma lágrima dos olhos, lembranças da minha história”, são algumas reações.

No ar há alguns meses no YouTube, o videoclipe soma quase 7 milhões de visualizações e consagra a dupla sertaneja Antony e Gabriel. Os dois são do Paraná e iniciaram a carreira na música em 2015. Recentemente, se envolveram em uma polêmica ao acusarem a cantora Ana Castela de plágio pela música Ram Tchum.

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem alguma sugestão de pauta sobre cultura, comportamento ou entretenimento? Fale diretamente com os jornalistas do MidiaMAIS por meio do WhatsApp (67) 99965-7898.

Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais InstagramFacebookTikTokYouTube e X.

Conteúdos relacionados