Teatral Grupo de Risco realiza espetáculos gratuitos em Furnas e distritos de MS

Próximos espetáculos serão no Taboco e Furnas de Boa Sorte

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Foto: Divulgação/Teatral Grupo de Risco

O Teatral Grupo de Risco inicia projeto que visa levar apresentações de espetáculos teatrais às Furnas e distritos de Mato Grosso do Sul. Nesta semana as apresentações acontecem no Taboco e Furnas de Boa Sorte. O projeto é realizado por meio do FIC (Fundo de Investimentos Culturais), da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

As apresentações serão realizadas em Furnas de Boa Sorte, dos Baianos e Dionísio, e nos distritos de Anhanduí e Rochedinho. Os espetáculos são gratuitos, e serão realizados em espaços públicos, no intuito de descentralizar as atividades culturais e teatrais, promovendo acesso e contato com a arte.

Ao todo serão 15 apresentações, entre elas: “A Princesa Engasgada” (Márcia Frederico), em cartaz há mais de 15 anos; “Revolução” (Augusto Boal); “Guardiões” (Lú Bigattão), que compõe a trilogia de pesquisa do grupo; o mais recente trabalho “Do Jeito que é Hoje em Dia” (Adaptação do texto de Virginia Menezes); e “Navegantes” (Lú Bigattão), um espetáculo convidativo para crianças.

Após as apresentações, será promovida uma roda de conversa, intitulada ‘Negrarte’, que discutirá sobre a atuação do povo negro na cena teatral e na arte. As ações contarão com intérpretes em libras.

O grupo ainda vai desenvolver uma nova montagem, com três textos de Ewerton Goulart: A Deusa da Perdição; O Pássaro Branco; e Cão sem Lar. A dramaturgia, inspirada no teatro do absurdo, faz parte do trabalho de pesquisa e investigação cênica do Teatral Grupo de Risco. No final na montagem, serão realizadas duas apresentações do novo espetáculo.

Confira a programação:

22 de junho- Taboco

  • Apresentação espetáculo Do Jeito que é Hoje em Dia
  • Roda de Conversa ‘Negrarte – O povo negro da arte’
  • Horário: 15h
  • Local: Escola Municipal Francisco Nogueira Sobrinho

23 de junho- Furnas de Boa Sorte

  • Apresentação do espetáculo A princesa Engasgada
  • Roda de Conversa ‘Negrarte – O povo negro da arte’
  • Horário: 10h
  • Local: Associação Quilombola Rural Furnas de Boa sorte

Teatral Grupo de Risco

O TGR (Teatral Grupo de Risco) já produziu mais de 30 espetáculos, em 35 anos de atividades ininterruptas. As peças abrangem temáticas adultas, infanto-juvenis e teatro de bonecos. Além disso, o TGR já produziu documentários e programas de televisão.

O grupo se preocupa com questões importantes da sociedade, principalmente acerca da identidade cultural de Mato Grosso do Sul. A preocupação com os debates ocorridos dentro da classe artística acerca da formação de público e da democratização da arte levou o grupo a propor este projeto que visa ampliar as possibilidades de participação das comunidades periféricas ao teatro.

Conteúdos relacionados

veio da havan cliente furtando loja em campo grande
irma de gracyanne mudou de rosto