Tá faltando música? Trilha escolhida para abertura de Terra e Paixão é questionada: ‘apelaram’

Diante da ambientação de “Terra e Paixão”, a TV Globo considerou que a faixa é a mais apropriada para expressar a identidade da trama

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
terra e paixão abertura
Logotipo da novela "Terra e Paixão" – (Foto: TV Globo/Reprodução)

Quantas vezes e em quantas trilhas sonoras de novelas o brasileiro já ouviu a música “Sinônimos”, clássico eternizado na voz de Zé Ramalho e Chitãozinho e Xororó? Ainda assim, mesmo sonorizando diversos folhetins, a canção foi escolhida pela TV Globo para ser o tema de abertura da próxima novela das nove, “Terra e Paixão”, gravada em Mato Grosso do Sul.

Até então, a informação da trilha de abertura estava no âmbito da especulação. No entanto, após a divulgação do trailer oficial de “Terra e Paixão”, no qual “Sinônimos” foi usada para apresentar a história, ficou confirmado que esta será a principal canção da novela.

Confira:

— TV Globo 📺 (@tvglobo) April 12, 2023

Diante da ambientação de “Terra e Paixão”, a TV Globo considerou que a faixa é a mais apropriada para expressar a identidade da trama, já que vai tocar todos os dias na abertura. Para a emissora, “Sinônimos” parece um curinga, ou soa, literalmente, como “sinônimo” de ar rural.

Recorrência

Só que a trilha já foi tema de vários outros folhetins, inclusive na própria TV Globo. Nunca na abertura, mas embalando cenas de personagens específicos e até de casais protagonistas. Isso não a torna batida e repetitiva para um folhetim das 21 horas?

Além de tocar em “Terra e Paixão”, “Sinônimos”, lançada em 2004, já esteve presente nas seguintes obras: “A Escrava Isaura” (Record TV, 2004), “A Favorita” (TV Globo, 2008), “Além do Tempo” (TV Globo, 2015) e “Orgulho e Paixão” (TV Globo, 2018).

Nas redes sociais, internautas repercutem a escolha de “Sinônimos” para a abertura do folhetim assinado por Walcyr Carrasco, que vem aí para reforçar o estereótipo agrário que permeia a canção (pelo menos para os executivos da Globo).

“Tá faltando música? Temos tantas trilhas bacanas, cantores conhecidos e desconhecidos, para usarem uma que já esteve em várias novelas”, criticou um. “Pouco original, a Globo já foi melhor nisso”, disparou outro. “Apelaram escolhendo Sinônimos, não tem quem resista”, pontuou uma terceira, elogiando.

Confira um pouco da repercussão:

Terra e Paixão será clássico rural?

Assim como “Sinônimos” é um clássico da música sertaneja, Walcyr Carrasco parece estar mesmo disposto a ter o seu próprio clássico rural das nove. Para tanto, alguns elementos são necessários: desde a seleção minuciosa de um elenco de peso, aos detalhes da trilha.

Será que, para os responsáveis, seria difícil criar um novo “clássico rural” sem usar esta canção como um dos principais recursos? O resultado só poderá ser conferido a partir do dia 8 de maio, quando “Terra e Paixão” estreia no horário nobre da Globo.

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok

Conteúdos relacionados