Dourados prepara reuniões setoriais para elaborar Plano de Cultura para os próximos 10 anos
Calendário foi definido pela SEMC e envolve diversas áreas
Marcos Morandi –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A cultura de Dourados receberá projeto para os próximos 10 anos. Para isso, a prefeitura quer ouvir a sociedade por meio de reuniões setoriais em diversas áreas. O calendário dos encontros já foi definido pela SEMC (Secretaria Municipal de Cultura).
As reuniões serão de forma virtual através da plataforma Google Meet e são esperados integrantes do Conselho Municipal de Cultura, do Fórum Permanente de Cultura, da Secretaria de Cultura, além de representantes de instituições públicas e privadas que atuem no setor e na produção cultural.
Segundo a programação, a primeira reunião acontece no dia 16 de maio, próxima terça-feira, às 8h30, para discutir temas ligados à Literatura. Duas semanas depois, no dia 30, às 8h30, o assunto é o Audiovisual.
Em junho estão previstas reuniões semanais. A primeira no dia 6, às 8h30, com artes cênicas. No dia 13 são convidadas pessoas ligadas às artes visuais e artesanatos, no dia 20 para dança e a música no dia 27. A última reunião está marcada para o início de julho, no dia 4, para discutir com o setor de patrimônio cultural, culturas tradicionais e populares, e produção técnica e gestão cultural.
O Plano de Cultura Municipal deveria ter sido implantado em 2020, como previa o PNC (Plano Nacional de Cultura), mas só agora está sendo elaborado. O objetivo é estabelecer ações por um período de até dez anos, além de gerar condições para desenvolver e preservar as diversas expressões culturais locais e promover o acesso a elas.
Na semana passada, na Câmara Municipal, foi realizada reunião que instituiu a Comissão do Plano de Cultura Municipal, responsável por conduzir os estudos, elaboração e encaminhamento para votação do documento final.
Segundo Angelica Terra, assistente jurídico da SEMC e que preside o grupo, esse processo já teve início em gestões anteriores, mas nunca foi consolidado.
“Precisamos organizar e oficializar esse documento que norteará as ações culturais municipais para os próximos dez anos e por isso deve ser elaborado com ampla participação da sociedade civil. Sendo assim, a participação de todos os interessados do setor cultural é bem-vinda”, explica.
Notícias mais lidas agora
- Vereador que não conseguiu reeleição morre três dias após eleições em MS
- Casal é feito refém por mais de 8 horas e amarrado durante roubo em sítio de MS
- ‘Me desafiou’: Mãe que matou adolescente esfaqueado tem audiência marcada em Campo Grande
- Adolescente tinha salário roubado pela mãe e diz ter usado cocaína pela 1ª vez para cometer o crime
Últimas Notícias
Após congestionamento por acidente grave, trecho da BR-163 é liberado em Campo Grande
Trecho precisou operar no sistema de ‘pare e siga’ após um grave acidente que vitimou o motociclista Davi da Silva Santos
Comerciantes do Bom Retiro temem perder produtos após 16h sem energia: ‘grandes prejuízos’
Defeito em transformador deixou os moradores sem energia
Com ameaça de furacão, Anitta explica motivo pelo qual não sairá de Miami: ‘vida normal’
Cantora disse que furação Milton não atingirá a área em que está com a mesma intensidade noticiada
Câmara Municipal de Iguatemi lança concurso com 7 vagas e salários de até R$ 6,5 mil
Vencimento mais alto é para os aprovados nas vagas de Nível Superior na Câmara Municipal de Iguatemi. Provas acontecerão em 17 de novembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.