AquaREla Pantanal integra exposição durante a 21ª Semana Nacional de Museus
O problema das queimadas que assolou o Pantanal, principalmente em 2020 é tema da Exposição “Mato Grosso do Sul da Imagem e do Som” e conta com as fotografias e registros em vídeo do Centro de Proteção Ambiental, material dos Bombeiros/Brigadistas que combateram o incêndio, bem como imagens do trabalho desenvolvido pela AquaREla Pantanal, o qual a ONG […]
Leandro Marques –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O problema das queimadas que assolou o Pantanal, principalmente em 2020 é tema da Exposição “Mato Grosso do Sul da Imagem e do Som” e conta com as fotografias e registros em vídeo do Centro de Proteção Ambiental, material dos Bombeiros/Brigadistas que combateram o incêndio, bem como imagens do trabalho desenvolvido pela AquaREla Pantanal, o qual a ONG Mulheres em Ação no Pantanal (Mupan)eWetlandsInternational Brasil, são responsáveis.
A Mostra acontece entre os dias 20 e 31 de maio no Museu da Imagem e do Som (MIS), unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) e integra a programação da 21ª Semana Nacional de Museus.
A Semana Brasileira de Museus é realizada anualmente em todo Brasil e esse ano tem por objetivo apoiar três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas: Saúde e Bem-Estar Global, Ação Climática e Vida na Terra.
A participação da Iniciativa AquaREla Pantanal destaca as ações desenvolvidas do projeto “Recuperação de Florestas Ribeirinhas Pantaneiras: beneficiando água, solo, peixes e populações do entorno da RPPN Sesc Pantanal” e do Programa Corredor Azul, da WetlandsInternational, que conta com a participação decisiva das comunidades da região para a produção de mudas e plantios nas áreas de restauração do Pantanal.
De acordo com o Gestor da Iniciativa, Rosan Fernandes,essa é a primeira vez que a AquaREla Pantanal integra programação de exposição. “A participação em uma exposição desta magnitude, junto ao MIS e ao Corpo de Bombeiros, até então inédita para iniciativa AquaRElaPantanal, é uma imensa vitrine para a forma de trabalho empolgante e os resultados admiráveis da participação de comunidades tradicionais pantaneiras na recuperação do bioma, uma aliança entre a força humana e a natureza”, acredita.
Recentemente a Iniciativa foi premiada no XII Prêmio Hugo Werneck de Meio Ambiente e Sustentabilidade, na categoria “Melhor Exemplo de Mobilização Social”, promovido pela revista Sou Ecológico.
Susana Barbosa, uma das curadoras da Mostra,colaboradora da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul,destaca a importância dos registros no que tange a problemática que assolou o Bioma. “Enquanto criávamos a exposição, ficou evidente para nós que não poderíamos falar do Pantanal sem falar dos problemas recentes de queimadas e das ações de recuperação do Pantanal”, afirma.
AquaREla Pantanal
A Iniciativa é um trabalho construído no coletivo que envolve a Mupan – Mulheres em Ação no Pantanal, a WetlandsInternational Brasil, o Polo Socioambiental SescPantanal, o Centro de Pesquisa do Pantanal (CPP), e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Áreas Úmidas (INAU/UFMT).
É financiada pelo: 1) Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) por meio do Projeto Estratégias de Conservação, Recuperação e Manejo para a Biodiversidade da Caatinga, Pampa e Pantanal (GEF Terrestre), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), com as agências Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como implementador e o Fundo Brasileiro de Biodiversidade (FUNBIO) como executor; 2) DoBEcology via Programa Corredor Azul da WetlandsInternational.
No cinema será apresentado o documentário Planuras (2014), do diretor Maurício Copetti. O filme apresenta a paisagem pantaneira e sua composição: seu humor climático, seus sons, suas cores, sua cosmologia e as pessoas que estão integradas nela. Sobre a música o museu reuniu itens de seu acervo que tem temática o meio ambiente, a destruição causada pela humanidade e a importância da preservação.
Visitação gratuita de segunda a sexta das 7h30 às 17h30 e sábado das 8h às 17h.
Onde: Museu da Imagem e do Som de MS, Av. Fernando Correa da Costa, 559, 3º andar
Mais informações e agendamentos de grupos educativos: 67 33169178
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Com mais de 70% da população adulta acima do peso, demanda por cirurgias bariátricas cresce em MS
Até setembro de 2024, Campo Grande registrou 112 cirurgias bariátricas realizadas pelo SUS
Filho de Viih Tube recebe alta após 20 dias e diagnóstico é revelado; confira
Após 20 dias de internação, Ravi recebeu alta médica; pela primeira vez, os médicos revelaram qual é o diagnóstico do filho de Viih Tube
Marido é assassinado a pauladas por populares após agredir esposa em Ladário
Caso aconteceu na noite de sexta-feira (13) e, até o momento, não há informações sobre os autores do crime
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.