‘Voo Air France 447’: com relato da operação, livro sobre maior acidente aéreo brasileiro é lançado em MS
Silvio Monteiro Jr. coordenou os trabalhos de resgate do voo Air France 447 e agora relata todos os detalhes do ocorrido
Nathália Rabelo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Será lançado nesta quarta-feira (30), em Campo Grande, o livro ‘Voo Air France 447’. Na obra, Silvio Monteiro Jr – especialista em Busca e Salvamento e na época era chefe da divisão da Força Aérea Brasileira (FAB) – relata como foi viver de perto a tragédia do voo Air France 447, que havia desaparecido dos radares e, a partir daí, começaria uma operação que mudou a história da aviação no Brasil e em todo o mundo.
É esse processo que ele relata no livro “Voo Air France 447: Desmistificando o maior acidente aéreo brasileiro”. O livro foi escrito com base em documentos, fotos, vídeos e na própria experiência do autor à frente da operação, cuja investigação, até a conclusão final, demorou mais de dois anos.
O acidente
O voo Air France 447, naquele fatídico 1º de junho de 2009, chocou-se contra o Oceano Atlântico em águas pertencentes à jurisdição brasileira, resultando na morte de 228 tripulantes.
“Naquele momento eu já tinha vivenciado mais de 15 anos de acidentes aeronáuticos, mas nada se compararia com a experiência que vivemos nessa operação”, conta Silvio.
A FAB realiza cerca de 3.400 operações de busca e salvamento por ano no Brasil, mas são poucas as que chegam ao conhecimento público. Nesse cenário, o autor supervisionou essas operações por 11 anos, de 2004 a 2015, mas foi o voo da Air France o responsável por marcar sua trajetória pessoal e profissional.
“Fiquei 25 anos trabalhando com busca e salvamento, mas esse evento acabou fazendo parte da minha vida, porque, como foi o maior evento aéreo do Brasil, depois de 2009 todo mundo me perguntava o que tinha acontecido. Esse assunto sempre surgia, e surge até hoje, em reuniões com amigos, familiares e até desconhecidos […]tem muitos fatores envolvendo acidentes aéreos que não têm explicação e desafiam o que é conhecido sobre os procedimentos da aviação”, relata.
Nova história em Campo Grande
O trabalho de Silvio oportunizou várias viagens ao longo da vida, mas foi em Campo Grande que ele decidiu morar depois de muitos anos.
O despertar para lançar o livro depois de tantos anos veio do período em casa, por conta da pandemia, e da perda de um amigo próximo da FAB, que estava auxiliando na construção da obra, para a Covid-19. O processo de elaboração, com coleta de dados e documentos, durou dois anos.
“O Silvio narra os movimentos da operação de busca do Air France 447, que se acidentou no meio do Atlântico, com a propriedade de quem esteve à frente das ações”, comenta Ruy Flemming, que foi comandante da Esquadrilha da Fumaça.
Lançamento do livro ‘Voo Air France 447’
O livro “Voo Air France 447: Desmistificando o maior acidente aéreo brasileiro”, de Silvio Monteiro Jr., publicado pela Life Editora, será lançado amanhã, dia 30 de março, das 18h às 21h, na Sweet Confeitaria, localizada na R. Catumbi, nº 159, quase na esquina com a Avenida Eduardo Elias Zahran.
Notícias mais lidas agora
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
- Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
Últimas Notícias
CRO-MS emite nota de repúdio a dentista que fez vítimas em procedimentos estéticos em Campo Grande
Uma das vítimas ficou com a boca torta depois de uma lipo de papada
CUFA é alvo de furto e arrecadações para Campanha de Natal são levadas
A entidade precisa de doações para atender mais de 300 pessoas em situação de vulnerabilidade
MC Ryan SP é processado em ação milionária por invadir escola em São Paulo
MC Ryan SP se passou por um aluno e invadiu uma escola pública em novembro do ano passado; agora, a coordenadora do local levou o caso à Justiça
Sejusp-MS quer interditar Unei Dom Bosco para reforma, mas depende de concurso em janeiro
Falta efetivo de 70 funcionários em Unei de Mato Grosso do Sul
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.