A escritora e professora Gabriela Schell Marques, de 27 anos, passou por momentos delicados quando, em 2013, foi vítima de um grave incêndio que queimou 60% do seu corpo. Quase nove anos depois, ela decidiu transformar todos os sentimentos em palavras, culminando no livro ‘Ative a força que está dentro de você', lançado recentemente em . Ao MidiaMAIS, a jovem deu detalhes sobre o processo de criação e ainda reviveu o dia do acidente.

Tudo ocorreu quando, na casa do ex-namorado, o casal jogou no chão para ver se tinha água nela. A partir do momento em que o rapaz apertou o isqueiro, começou o incêndio e Gabriela foi atingida. Chamas atingiram também toda a varanda, e móveis da residência. Vítima foi levada às pressas ao .

Tratamento e recuperação após incêndio

A reabilitação de Gabriela foi demorada. Ela ficou internada por quatro meses e passou todo esse tempo deitada. Em seguida, precisou ficar mais dois meses em cadeira de rodas.

“Depois disso precisei aprender a voltar a andar, voltar a correr, voltar a pular. Foram vários aprendizados e muita força de vontade para fazer as coisas como antes. Eu sempre fui muito ativa antes do acidente, e não foi por causa do acidente que eu iria parar, isso eu tinha muito claro na minha mente. Fui voltando, compreendendo cada fase que estava. Uma coisa que aprendi muito é que a limitação está em nossa cabeça. Então fui vencendo cada barreira imposta pelo acidente dia a dia”, recorda a professora.

Após concluir essa etapa, um novo desafio estava por vir: o retorno para casa. Gabriela revela ter tido medo ao voltar para o ambiente domiciliar e não ter a equipe médica ao lado igual no hospital. O temor por essa mudança foi tão grande que a jovem entrou em colapso.

“Em relação à rotina, no início ela foi toda adaptada a minha nova realidade. Lembro bem que o meu quarto virou uma sala. Pois por um tempo eu não conseguia receber as pessoas se não fosse deitada”.

Gabriela em Hospital
Ela ficou 4 meses no hospital para tratamento de queimaduras (Foto: Arquivo Pessoal)

Cicatrizes – marcas de superação

Gabriela ficou com 60% do corpo queimado, lembranças marcadas pelas cicatrizes na pele. Mas, para ela, isso não foi um problema visto que, apesar de tudo, conseguiu ficar viva após a tragédia. Hoje, o maior sentimento por tudo o que viveu é o da gratidão.

“Eu acredito que foi ali que eu fiquei pronta para viver tudo o que eu tinha que viver em relação ao acidente. Para mim, a gratidão traz leveza ao processo, o agradecer de coração em meio ao caos demonstra o quanto você acredita que Deus está cuidando de tudo. E era exatamente isso que passava na minha cabeça”.

Após quase nove anos desde o incêndio, a jovem afirma se enxergar como uma nova Gabriela, especialmente porque se dispôs a aprender com a situação.

“Uma Gabriela que compreendeu vivendo e estudando que a nossa mente comanda tudo em nossa vida, e com isso a cada dia que passa eu procuro estar mais consciente possível no que minha mente vem pensando”, diz.

‘Ative a força que está dentro de você'

Após todo o ocorrido, a jovem decidiu, então, transformar todas as experiências em palavras. Na semana passada, ela lançou o livro ‘Ative a força que está dentro de você', na Capital. Gabriela ainda revela que o processo de criação foi extremamente rápido e em 24 horas já tinha as ideias da obra finalizadas. Segundo a entrevistada, o objetivo do livro é inspirar pessoas.

“Eu decidi colocar para fora a minha experiência vivida com o fogo para quem realmente quiser ler. Mas o melhor é o que eu aprendi com cada situação! Acho que isso é o mais incrível de tudo. Que realmente a minha vivência, a minha dor pode ser cura na vida de alguém”, conclui a escritora.


Fale com o MidiaMAIS!

Quer conversar com a gente sobre o universo do entretenimento e cultura? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e Tiktok. Tem uma história legal para compartilhar com a gente? Fale direto com nossos jornalistas do Midiamais.