O vai e vem de caminhões, em Nova Alvorada do Sul, a 107 quilômetros de Campo Grande, é algo rotineiro na cidade, rota para locais como Dourados, e Paraná, por exemplo. Só que o motorista de um deles parou e surpreendeu os Bombeiros, nessa segunda-feira (30), quando desceu e entregou uma arara no pelotão. Dócil, o animal segue os militares e agora eles vão buscar um destino adequado para a ave. 

“Ela caiu em cima do caminhão e ele viu que a ave era muito dócil, com características de ser domesticada, então ele decidiu deixar aqui conosco. Pelo fato dela seguir humanos, pode ser que algum predador a pegue ou então alguma pessoa com má intenção. E como ela não sabe caçar, o caminhoneiro foi muito assertivo em deixá-la aqui conosco”, afirmou ao Jornal Midiamax o tenente Wellinton Mello.

Bombeiros com arara em (MS). Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Segundo o tenente, os militares compraram alimento e deram ao animal. “Fomos ao mercado e demos banana com aveia, além de água. Ela estava faminta e agora está mais calma. Passou a noite aqui conosco, fizemos carinho e agora vamos verificar qual vai ser a tramitação, se vai vir alguma autoridade da PMA [Polícia Militar Ambiental], [Instituto Brasileiro do e dos Recursos Naturais] ou o Cras [Centro de Reabilitação de Animais Silvestres] para buscá-la ou então vai ficar conosco. Entramos em contato e vamos falar com eles hoje”, finalizou.

Confira o momento em que os militares dão alimento e fazem carinho na arara: